Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Agenda

O que está acontecendo

CONCERTOS NA IGREJA LUTERANA

4 jan - 29 fev 15h

CONCERTOS NA IGREJA LUTERANA

Os Concertos regulares realizados ao Órgão da Igreja Luterana em Petrópolis tem como objetivo formar plateia para concertos de música erudita sacra e secular executadas ao Órgão, instruindo o público sobre o instrumento, as obras e os compositores. Como a manutenção do órgão é dispendiosa e não possuímos patrocínio de qualquer espécie, a renda do concerto é destinada à manutenção do instrumento. Pretendemos também abrir o templo da Igreja Luterana à visitação de turistas e petropolitanos dando assim a oportunidade de conhecerem a Igreja Luterana, sua doutrina e história. Além de oferecer ao público a chance de ouvir e ver de perto o Órgão de Tubos, instrumento complexo, interessante e infelizmente pouco conhecido.

Os Concerto para grupos fechados tem caráter didático: as explicações serão mais completas, o organista abrirá momentos no concerto para responder perguntas do público e isso no dia e horário combinados exclusivamente para o grupo e com formato adaptado ao interesse do grupo.

Todos os sábados às 15h

Ingressos: R$20 inteiro e R$10 meia (Disponíveis na secretária da igreja todos os dias em horário comercial. Também podem ser adquiridos na hora do evento.)

Mais informações: (24) 2242-1703 | (24) 98826-1811
Instagram: @concertosnaluterana
Facebook: Concertos na Luterana
E-mail: concertosnaluterana@gmail.com

Igreja Evangélica de Confissão Luteranasaiba mais

Exposição "O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí"

21 jan - 29 mai

Exposição "O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí"

De 21 de janeiro a 29 de maio, apreciadores do principezinho e do autor desse clássico da literatura universal terão a oportunidade de vivenciar a exposição “O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí”, uma iniciativa do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes - IMCE e a La Grande Valée. A mostra traz curiosidades e informações sobre como o Pequeno Príncipe e a Aéropostale estão conectados: conta quem foi Saint Exupéry, onde ele trabalhava e como se deu o início da escrita e concepção de sua famosa obra literária. Quem visitar a exposição também poderá conhecer – ou reencontrar – alguns personagens que fazem parte da jornada do principezinho, como a Raposa e o Carneiro. Há, ainda, uma seção em que os visitantes poderão deixar suas mensagens para o mundo, registrando-as em estrelas que permanecerão penduradas em galhos. E mais: na “mesa do escritor” uma história já iniciada estará aberta para cada pessoa que quiser escrever um pequeno trecho e, juntos, construirmos uma grande história a diversas mãos.

O Palácio Itaboraí, sede do Fórum, fica à rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso, em Petrópolis, e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Classificação etária: livre.

Mais informações: http://www.forumitaborai.fiocruz.br/noticias_eventosexposicoes

Palácio Itaborai saiba mais

Carnaval Shopping Itaipava

22 fev - 25 fev 16h

Carnaval Shopping Itaipava

Release

Carnaval Shopping Itaipava

Evento pra toda família

Durante todos os dias de carnaval teremos muita música com a “MOCA”, De Menor Orquestra Carnavalesca para animar a criançada no Shopping Itaipava, com Yuri Garrido, Guto Menezes e Rodrigo D’avila.

Você e sua família não podem perder.

De 22 a 25/02 de 16h as 20h

E também...

FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES

22/02, das 11h às 16h

DESFILE INFANTIL

De 22 a 25/02, 18h

OFICINA DE MÁSCARAS

De 22 a 25/02, das 17h às 20h

Durante o Carnaval de 2020, o Shopping Itaipava funcionará nos horários :

Sexta Feira (21/02), 10h às 20h. (Normal)

Sábado (22/02), 10h às 20h. (Normal)

Domingo (23/02), 10h às 20h.

Segunda Feira (24/02), 10h às 20h.

Terça Feira (25/02), 10h às 20h.

Quarta Feira (26/02), 14h às 19h.

Todos os eventos são gratuitos


Shopping Itaipavasaiba mais

Carnaval Sesc Quitandinha

22 fev - 25 fev

Carnaval Sesc Quitandinha

BLOCO EMPOLGA ÀS 9 24/2, 16h – Livre. Grátis. O bloco que tem 16 anos de existência e é, atualmente, um dos maiores e mais conhecidos no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. O repertório vai de sambas-enredo ao rock, passando por diversas referências da música universal. Tudo isso se mistura e se transforma pelas mãos dos seus integrantes, resultando numa apresentação única que junta tradição e modernidade. O bloco assume sua formação de palco com instrumentos de percussão de escola de samba, um baixo, uma guitarra, um cavaquinho e dois cantores que se revezam, apresentando um show alegre e eletrizante. O Grupo já se apresentou em vários palcos pelo Brasil, passando por importantes capitais como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Belém e Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde construiu um público fiel e se abastece de referências para seu caldeirão musical. Todas essas possibilidades fizeram do Empolga às 9 a atração perfeita para aqueles que buscam diversão e alegria, com inteligência e cultura. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

BLOCO MULHERES DE CHICO 25/2, 16h – Livre. Grátis. No seu décimo terceiro ano de batucada e para celebrar os 75 anos do músico Chico Buarque de Holanda, seu inspirador, o bloco Mulheres de Chico extrapola o palco apresentando a interseccionalidade do feminino hoje, a discussão de suas múltiplas possibilidades, interjeições e complexidades. Não somente diversas, tantas mulheres. Através do show Todas, o universo feminino de Chico Buarque, o bloco percorre espaços redescobrindo lugares, experiências, coletivos, ensaios, instrumentistas e cantoras a partir das canções do seu mundo que abordam o universo feminino. Com produção executiva de Thiago Fraga, o show musical faz um mergulho no diverso mundo feminino das canções de Chico Buarque. Histórias de uma gata, das Muchachas de Copacabana, do meu amor e da morena de Angola nas versões de artistas contemporâneas e do feminino hoje, rediscutem o quanto todas as moças estão diferentes com suas próprias falas e cantos. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

HISTÓRIAS DE CARNAVAL 23/2, 11h – Livre. Grátis. De modo lúdico, divertido e inusitado, traz informações sobre o Carnaval: quando começou, quando chegou ao Brasil o entrudo, o Zé Pereira, além de transformar marchinhas clássicas em contação de histórias, e, assim, apresentar ícones brasileiros, como Braguinha e artistas dessa natureza. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

BAILE DE MARCHINHAS DE CARNAVAL 23/2, 16h às 18h – Livre. Grátis. Rememorando as marchinhas de Carnaval e os bailes direcionados às famílias, o Sesc Quitandinha propõe um encontro dançante, com música ao vivo, como opção de matinê para a cidade de Petrópolis. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

SESC + DIVERSÃO 22/2 a 25/2, 11h às 16h – Livre. Grátis. Espaço atrativo para o lazer com ações de caráter recreativo. Durante o período de carnaval, a programação aposta na diversidade de oficinas e brincadeiras para toda a família, abrangendo faixas etárias distintas. Dentre as atividades programadas temos: guerra de bexigas, esportes, brincadeiras de rua, oficinas diversas, desfile de fantasias e muito mais. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

ADEREÇOS CARNAVALESCOS 22/2 a 25/2, 10h às 14h – Livre. Grátis. A oficina tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família na confecção de máscaras, colares, fantasias, entre outros acessórios que representem toda a criatividade presente no Carnaval, além de resgatar e valorizar essa festa como expressão artística. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

BRINQUEDOS ARTESANAIS 23/2, 11h às 16h – Livre. Grátis. Venha aprender a confeccionar brinquedos elaborados de forma simples e criativa, como barangandão arco-íris e outros. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

RITMOS DE CARNAVAL 24/2 e 25/2, 11h às 14h – Livre. Grátis. Aula livre de dança na Praça do Lago Quitandinha que irá proporcionar uma vivência dos principais ritmos de Carnaval, ligado à tradição brasileira, tais como: samba, frevo, maracatu e axè. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE MUSICALIZAÇÃO – BLOCO DA QUITANDA Até 22/2, sábados, 10h às 14h – 12 anos. Grátis. Local: área do entorno do Lago Quitandinha. A oficina tem como mote a estreia do Bloco da Quitanda (Bloco do Sesc Quitandinha) para o Carnaval de 2020. O projeto visa difundir e democratizar a cultura brasileira por meio da inclusão musical com oficinas semanais. Buscando estimular o conhecimento e gosto sobre a música em pessoas de todas as classes sociais que possuem pouca ou nenhuma educação musical, o projeto vai além da teoria à prática, com o desfile dos alunos no bloco de encerramento do curso. Esses formarão, então, a primeira turma do Bloco da Quitanda. Os instrumentos musicais a serem utilizados ao longo do período serão confeccionados durante as aulas pelos próprios participantes, com materiais reutilizados e facilmente encontrados no ambiente doméstico, como grãos, latas e garrafas vazias, baldes, etc. No dia 22 o Bloco da Quitanda fará a sua estreia. As aulas serão dadas pelos instrutores JP Silva, Francisco Machado (Chico) e Cláudio Brito. De 12 a 16 anos é necessário o acompanhamento de um responsável. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.

- Em caso de condições climáticas desfavoráveis as atividades serão transferidas para o interior da Unidade.

- No caso do Baile de Marchinhas de Carnaval ser transferido para o interior da Unidade, serão distribuídos ingressos 1h antes do início da atividade na Bilheteria do Sesc Quitandinha. Lotação limitada.

**Sujeito à alteração**


Sesc Quitandinhasaiba mais

Bloquinhos de Carnaval

22 fev - 25 fev

Bloquinhos de Carnaval

Os blocos de rua prometem continuar movimentando o Carnaval de Petrópolis. A Cidade Imperial já começou o período da folia no último fim de semana e segue agora com blocos no Centro, São Sebastião, Cascatinha, entre outros. Os foliões também vão poder contar com shows e recreação infantil promovidas pela prefeitura em cinco palcos: em Nogueira, Corrêas, Posse, Alto da Serra e Pedro do Rio. Toda a programação é gratuita e vai até terça-feira (25.02).

  Entre os blocos que receberam o alvará da prefeitura para desfilarem nos próximos dias estão o Acadêmicos do Indaiá, no São Sebastião (dias 22,23,24 e 25); Vai quem quer (22,23,24 e 25) e Vai dar M (22), no Centro; Golinho Carijó (22 e 25), no Alto da Serra; Intocáveis de Nogueira (23), em Nogueira; Tem ke ver (24), no Bairro Esperança; Bloco do PAC (24), em Cascatinha; e  Secos e Molhados (25), em Corrêas.

  “Desde o ano passado, a prefeitura não mediu esforços para apoiar os blocos. Queremos que os moradores aproveitem e curtam a folia”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “Foram realizadas inúmeras reuniões e audiências públicas com o fluxograma para que todos os blocos se regularizassem junto aos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar. O Carnaval é uma festa cultural, uma festa para todos. Esse vai ser um dos melhores Carnavais dos últimos tempos, uma festa pra toda a família”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela.

Além dos blocos de rua, a programação da prefeitura acontece de domingo (23) a terça (25), com recreação infantil à tarde e os shows de samba, pagode, axé, entre outros, no período da noite, em espaços públicos dos bairros. Vale ressaltar ainda que a programação dos bairros vai contar com apresentações da escola de samba Império de Petrópolis. Este ano, a Cidade Imperial vai contar, pela primeira vez, com uma agremiação representante no Carnaval carioca: a Império de Petrópolis será a sétima a desfilar na Intendente Magalhães.Fundada há cerca de três anos, a agremiação vai levar 500 pessoas ao desfile, com um enredo sobre uma paixão nacional, a cerveja. 


Petrópolissaiba mais

Bauernfest 2020

16 jun - 5 jul

Bauernfest 2020

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração. 

Cidade Imperialsaiba mais

11º Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

1 jul - 31 jul

11º Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

A 11ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis, que será realizada em julho, promete esquentar o inverno na cidade serrana. Entre os estabelecimentos participantes do evento, com menus super especiais, estão, restaurantes, bares, bistrôs, hotéis e pousadas. 

“O festival já é um evento consolidado dentro da programação de inverno da cidade. Atrai turistas e também os moradores da cidade, que encontram nos restaurantes, bares, bistrôs, hotéis e pousadas o melhor da nossa gastronomia, com o charme da serra”, lembrou o presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui.


Cada estabelecimento é responsável por criar os quitutes de inverno que serão oferecidos em seus cardápios, participando com uma ou mais opções. Além das famosas racletes de queijos suíços, os deliciosos fondues de carne, queijo e chocolate, e os variados caldos e cremes, alguns empresários usam e abusam da criatividade para atrair a atenção e os paladares mais exigentes.


O 11º Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis será realizado de 1º a 31 de julho. 


Em breve mais informações.
*Programação sujeita à alterações sem aviso prévio.


Petrópolissaiba mais

Bunka-Sai

13 ago - 16 ago

Bunka-Sai

Data sujeita a alteração. Em breve mais informações.

Palácio de Cristalsaiba mais

Serra Serata

9 set - 13 set

Serra Serata

Data sujeita a alteração. Em breve mais informações.

Cidade Imperialsaiba mais

XX Petrópolis Gourmet

11 nov - 22 nov

XX Petrópolis Gourmet

Um festival cheio de sabores, história e cultura. A verdadeira celebração dos prazeres da boa mesa em diversos restaurantes, praças, espaços públicos, shoppings e mercados montados especialmente para o evento.       

O evento que será realizado de 11 a 22 de novembro, vai reunir chefs renomados. 

A história de Petrópolis vai ganhar cores e sabores com a 20ª edição do Petrópolis Gourmet. 

O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com curadoria de um Comitê Gastronômico formado por chefs e empresários do setor. 


Em breve mais informações.
*Programação sujeita a alteração. 

Petrópolissaiba mais

siga-nos em nossas mídias sociais