Petrópolis Convention e Visitors Bureau

8 ago - 11 ago

Bunka-Sai

Bunka-Sai
voltar

Palácio de Cristal


Petrópolis celebra a cultura japonesa com o Bunka-Sai no Palácio de Cristal

Festa acontece de 08 a 11 de agosto no Palácio de Cristal, com entrada gratuita

  A Terra do Sol Nascente vai ficar “mais próxima” do Brasil. É que em agosto, Petrópolis, na Região Serrana do Rio, promove o Bunka-Sai, um festival de cultura japonesa que conta com gastronomia típica, danças folclóricas, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, apresentação de Taiko, entre diversas outras atrações no evento mais aguardado pela comunidade Nikkei e descendentes de japoneses na Cidade Imperial. A festa acontece entre os dias 08 e 11, no Palácio de Cristal, um dos atrativos turísticos mais visitados da cidade. Toda programação é gratuita.

  A poucos minutos da capital fluminense, Petrópolis acabou de celebrar a cultura germânica, com a Bauernfest – um público de mais de 450 mil pessoas – e agora homenageia outra influência na cultura de seus moradores. O Bunka-Sai, que é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, vai contar com cerca de 50 atrações. A abertura acontece a partir de 19h de quinta-feira (08), com a sangria de saquê e apresentação do Bom-Odori, dança folclórica japonesa.

  “Além de todo nosso patrimônio natural, cultural e histórico, Petrópolis ainda conta com grandes eventos, que estão de portas para receber os visitantes. A Bauernfest foi um exemplo disso, recebemos pessoas de diversas partes do país, que contaram com um super evento e uma rede hoteleira, comércio e polos gastronômicos preparados para atender e receber bem o turista. Com o Bunka-Sai não será diferente. A expectativa é muito boa para a festa”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

  A festa da cultura japonesa segue durante todo o fim de semana após a abertura. Na sexta-feira e no sábado, ela funciona de 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. Durante todo o evento, o público vai poder contar ainda com barracas de comidas e souvenirs inspirados na cultura dos japoneses e também duas exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural" e “SHI DOORO - lanternas de pedra”.

  “É uma cultura muito rica, que vamos celebrar e conhecer um pouquinho mais no próximo mês”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. “É mais uma festa linda que temos na cidade, que celebra essa cultura presente em diversas cidades do país. O visitante pode vir, aproveitar o evento, e também curtir tudo que Petrópolis oferece, com circuitos de compras, cervejeiro, religioso, ecológico, histórico-cultural, entre diversos outros”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

  Na programação estão: exposição e oficina de pipas; oficinas de bonecas japonesas, de mangá, de ábaco (calculadora japonesa), IKEBANA Upcycle (arranjo de flores), de origami, e de Haicai (poema japonês); além de muito Bom-odori; Taiko; Seitai (tratamento japonês para problemas ósseos e musculares); Undokai (gincana esportiva); cerimônia do chá japonês; torneio de Judô, entre diversas outras atividades.

  Mais informações podem ser obtidas no Disque Turismo: 0800 024 1516. 


siga-nos em nossas mídias sociais