Petrópolis Convention e Visitors Bureau

15 set - 18 nov

Museu do Artesanato na Primavera de Museus 2018

Museu do Artesanato na Primavera de Museus 2018
voltar

A CASA - Museu do Artesanato do Rio de Janeiro

A Memória do Bordado Fluminense é o tema central que A CASA- Museu do Artesanato do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, abordará no mês de setembro, e que constará do calendário da 12ª edição Primavera dos Museus/2018, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que traz como tema central Celebrando a Educação em Museus. Cocco Barçante amplia o espaço do Museu do Artesanato, inaugurando no dia 15 de setembro, uma sala dedicada ao bordado do Rio de Janeiro, prestando homenagem à Maria Elisa Churro (in memorian), curadora do Museu falecida em março de 2018.

O Museu do Artesanato do Rio de Janeiro possui um acervo constituído por diferentes produtos e técnicas de bordado, oriundos das diversas regiões do Estado: Porciúncula (Noroeste do Estado) - Grupo O Bangalô coordenado por Eponina Sanches; Região Serrana, (Petrópolis/Brejal) – Grupo Arte em Comum e a bordadeira Rosângela Borba; Rio de Janeiro (região Metropolitana), Bordado Carioca, Marias Maré e Grupo Arte (Baixada Fluminense); Natividade (Noroeste Fluminense) - Grupo Bordadeiras de Natividade, Itaperuna ( Noroeste Fluminense) - Grupo Bordando o Futuro. Atualmente o Museu do Artesanato vem realizando um mapeamento da rota do bordado do Rio de Janeiro, visando identificar as trajetórias e narrativas de cada grupo, através da visitação aos seus respectivos locais de referências. Dessa forma, o Museu Vivo cumpre seu papel em agregar e reunir pessoas, tecendo e fortalecendo os caminhos e redes que constituem a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

O Museu do Artesanato do Rio de Janeiro, participará da 12ª edição da Primavera dos Museus com uma programação especial, a ser realizada no dia 15 de setembro às 15 horas, com a abertura de duas exposições Memória do Bordado Fluminense, com curadoria realizada pela designer Gloria Correia e Uma Viagem pelo Teatro Popular Brasileiro retratando a memória do Teatro Brasileiro com curadoria do ator José Araújo.

Após a abertura das duas exposições o público será brindado, com o já consagrado Sarau Noite enSOLarada, um projeto literário da talentosa escritora e apresentadora de TV, a jornalista Ivone Sol.

As respectivas exposições estarão recebendo visitação no período compreendido de 16 de setembro a 18 de novembro de 2018. O Museu funciona aos sábados e domingos das 11 horas às 17 horas, ingressos com preços populares nos valores de R$ 5,00 (cinco reais) e R$ 3,00 (Três reais). Durante a semana o museu oferece uma programação especial, mediante agendamento prévio aos grupos de turismo e escolas da região. 

A CASA-Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro
Rua Coronel Veiga, n 1734 Ponte Fones Petrópolis –RJ
Telefone: (24) 3111-4944


Fonte: Agenda Petrópolis

siga-nos em nossas mídias sociais