Petrópolis Convention e Visitors Bureau

26 set - 30 set

Scena Serrana

Scena Serrana
voltar

Centro de Cultura Raul de Leoni

O festival de teatro mais aguardado pelo segmento em Petrópolis este ano tem nova data para acontecer. O Scena Serrana, que resgata uma tradição da década de 1980, será realizado entre os dias 26 e 30 de setembro para se adequar à melhor data no calendário de eventos da cidade. A programação - que deverá contar com performances artísticas, palestras e oficinas - será realizada no Centro de Cultura Raul de Leoni.

O festival vem sendo resgatado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) em parceria com o segmento de teatro do município. O objetivo é fortalecer o setor e valorizar os artistas locais, além de também promover o intercâmbio com grupos de outras cidades e discutir o futuro do movimento em Petrópolis. A ideia é, também, levar movimento para os espaços do Centro de Cultura, que abriga o Teatro Afonso Arinos, palco onde muitos atores e atrizes da cidade começaram suas carreiras.

Segundo o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, o festival vai contemplar não só os artistas, como toda população. “Esse foi um marco para o segmento no passado, mas acabou esquecido. Estamos trazendo novamente o Scena Serrana para mostrar a força do segmento de teatro na cidade, tão importante. Já temos, no instituto, ações voltadas para a valorização da música, do canto coral, da dança, por exemplo, e agora estamos trabalhando para fortalecer o teatro. É mais uma forma de fomentar a cultura para a população”, frisa ele.

Criado no início da década de 1980, o Scena Serrana foi considerado um dos maiores movimentos teatrais da cidade. Logo na primeira edição, em 1983, o projeto levou mais de 13 mil espectadores para as apresentações no Palácio de Cristal. A programação contou com quase 20 atrações, entre peças, shows, exibições de filmes, entre outros. Para o segmento, o período dos anos 1980 até o início dos anos 1990 foi a melhor fase do teatro na cidade e o objetivo é se inspirar naquela época para o resgate do festival.


Fonte: Prefeitura de Petrópolis.

siga-nos em nossas mídias sociais