Petrópolis Convention e Visitors Bureau

5 abr - 14 abr

Semana da Língua Alemã vai contar com apresentações musicais resgatando a cultura dos nossos colonos

Semana da Língua Alemã vai contar com apresentações musicais resgatando a cultura dos nossos colonos
voltar

Cidade Imperial


Durante a Reforma Protestante, no século XVI, a música ganhou destaque na cultura alemã e passou a ser usada como ferramenta de instrução e edificação da igreja. E é por isso que atrações musicais não poderiam faltar na programação da Semana da Língua Alemã, que acontece entre os dias 05 e 14 de abril. Já estão confirmados um concerto do Coral dos Canarinhos só com obras em alemão, na Igreja do Sagrado, e um concerto barroco alemão de órgão na Igreja Luterana. A Semana, que está em sua 4ª edição no país, será realizada pela primeira vez em Petrópolis.

O evento vai contar ainda com palestras, apresentação de grupos folclóricos, exposição de trajes típicos, contação de histórias, entre outras atividades, todas gratuitas. “É uma felicidade para nós termos um evento como esse em Petrópolis, valorizando a língua alemã, a língua dos nossos colonos, daqueles que ajudaram a construir a cidade. A cultura deles faz parte da nossa história, está presente até hoje no nosso município e precisa ser mantida e preservada”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O concerto dos Canarinhos acontece no dia 12 de abril, às 20h. E o de órgão será realizado no dia seguinte, 13, às 19h. Os dois terão entrada gratuita e a expectativa é de encher as igrejas. “A música está muito ligada à cultura alemã. A Reforma Protestante levou a música para dentro das igrejas. Podemos dizer que isso, na época, foi até um ‘escândalo’. É muito importante termos essas apresentações durante a Semana da Língua Alemã”, explica o diretor de eventos da AGFAP, Marcos Carneiro.

Em todo país, a Semana vai contar com 550 eventos, partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização é das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Em Petrópolis, o evento será aberto no Palácio de Cristal, mas a será lançado oficialmente no dia 16 de março, aniversário do município, com um jantar de comida típica alemã no Clube Magnólia (informações sobre reservas podem ser obtidas através do telefone: 24-22423965).

“O evento deverá atrair muitas pessoas de fora do município. Além de mantermos essa cultura alemã viva, ainda movimentamos o turismo através de ações como essa”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O evento em Petrópolis, que é apoiado pela prefeitura, através da Turispetro, é organizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP).

Fonte: Agenda Petrópolis


siga-nos em nossas mídias sociais