Petrópolis Convention e Visitors Bureau

22 set - 22 set

Urban Hacking - Sinta Itaipava

Urban Hacking - Sinta Itaipava
voltar

Itaipava

UrbanHacking chega a Itaipava no dia 22/9 com atividades nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, entre outras

Evento é gratuito e será realizado simultaneamente no Parque Municipal de Petrópolis, Hortomercado Municipal, Shopping Vilarejo, Arcádia Mall, Shopping Itaipava e Shopping Estação Itaipava

Itaipava recebe, dia 22 de setembro, o UrbanHacking, evento realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que faz parte das ações do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pelo Sebrae na região no ano passado. O UrbanHacking propõe ocupar espaços públicos, promovendo uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento. Em sua maioria, os espaços públicos são locais históricos transformados, seja para manter sua atividade original ou para adquirir um novo significado.

Este é o quinto evento realizado pelo Sebrae no estado: nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, e em Vassouras, no Médio Paraíba. Em Itaipava, o tema do evento é Sinta Itaipava, que vem inspirando o planejamento e a organização das atividades. Além disso, esta edição será inédita, pois acontecerá simultaneamente em seis locais de Itaipava - no Parque Municipal de Petrópolis, no Hortomercado Municipal, Shopping Vilarejo, Arcádia Mall, Shopping Itaipava e Shopping Estação Itaipava - e contará com a participação de cerca de 60 empresários e profissionais de áreas diferenciadas. Estão programadas atividades gratuitas nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, experiências sensoriais, moda e atratividade turística (atrativos e serviços turísticos), a partir das 9h até às 18h.

Em parceria com a empresa NGT será instalado WiFi no Parque Municipal de Petrópolis com check in, para que ao final do UrbanHacking seja produzido um relatório sobre os visitantes. Além disso, será realizada um pesquisa com participantes do evento, pelo Cefet – Campus Petrópolis, para identificar o perfil dos participantes, seu nível de conhecimento sobre o destino turístico, suas expectativas e avaliações.

O evento tem o apoio das seguintes instituições: Prefeitura de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Cefet – Campus Petrópolis, APA Petrópolis, Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Associação Filantrópica de Petrópolis (AFIPE), TurisRio e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A analista do Sebrae/RJ, Raíza Rampini, explica que o UrbanHacking, como uma das ações previstas pelo projeto DTI do Sebrae, tem o objetivo maior de articular as lideranças locais para a realização de atividades que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas locais.

Destinos Turísticos Inteligentes

O projeto Destinos Turísticos Inteligentes é realizado em diversas regiões do estado. É uma proposta do Sebrae para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança  e sustentabilidade. Dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae, o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, e Embaixadores dos Parques Nacionais, também são aliados dos empresários na divulgação dos destinos.

Tem o objetivo de promover o desenvolvimento de inovações no turismo e a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de organizar um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo. É desenvolvido em etapas com a realização de oficinas de capacitação e de gestão, além de eventos, a fim de capacitar os participantes para que possam oferecer estruturas turísticas diferenciadas e a melhor experiência do visitante antes, durante e depois da viagem. 


siga-nos em nossas mídias sociais