Petrópolis Convention e Visitors Bureau

1º Encontro Regional de Convention & Visitors Bureaux tem apoio do PC&VB

31/05/2019

Estar antenado com as novas tendências tecnológicas, conhecer o novo modelo de consumidor e investir nas mídias sociais foram os temas centrais do 1º Encontro Regional de Convention & Visitors Bureaux, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, realizado na quinta-feira (30) no Hotel Caminho Real, em Araras. Cerca de 50 pessoas participaram do evento que reuniu representantes dos conventions de diversas cidades do Rio de Janeiro e também de Minas Gerais.


O encontro teve como principal objetivo a integração das entidades. “Foi uma grande oportunidade para troca de experiências, mostrar as ações que são realizadas pelos conventions. Essa questão da tecnologia foi o ponto importante. Estamos ficando para trás e precisamos nos mover. Petrópolis tem suas qualidades e que atrai turistas, o que precisamos é lutar por eventos de qualidade, conseguir tirar do papel projetos importantes como a criação do centro de convenções, por exemplo”, comentou o presidente do Petrópolis Convention &Visitour Bureaux (PC&VB), Samir El Ghaoui.

“A preocupação com o planeta e a chegada da tecnologia mudou o modo de promoção turística. São mais de 140 milhões de pessoas conectadas no país e os destinos turísticos chegam a muito mais pessoas. É preciso entender esse novo mercado, ser diferente e mostrar o seu produto de uma forma mais moderna”, disse a consultora, mestre e bacharel em turismo, especialista em relações e negócios internacionais e autora do livro Marketing dos Destinos – Oportunidades e Particularidades dos Convention & Visitors Bureaux Brasileiros, Vaniza Schuler.

A consultora ressalta que o comportamento do consumidor mudou, assim como os seus interesses, mas a estratégia de promoção do mercado continua na década de 80. “Em que momento paramos no tempo? Temos uma mídia custo zero que são redes sociais e que não estamos sabemos aproveitar. E isso acontece em todo o país. As pessoas querem algo novo, um local diferente e único onde sua foto será postada nas redes sociais e terá vários likes. Se combinar criatividade na promoção do seu produto com o que o mercado quer vai dar match”, brincou Vaniza.

Para o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, o encontro foi positivo. “Foi um momento de integração onde todos puderam mostrar os seus produtos. Há quatro anos vínhamos com essa ideia de promover este tipo de encontro e Petrópolis saiu na frente aceitando esse desafio”, ressaltou. Navega também falou sobre as inovações tecnológica e o quanto isso impacta na promoção do turismo. “Ou o Estado se atualiza ou vamos ficar para trás. E um dos objetivos da Federação é isso, apoiar as entidades em cada cidade para que elas se fortaleçam e tenham capacidade de trabalhar os sus destinos”, frisou o presidente da federação.

O presidente do TurisRio, Thomas Weber também participou do encontro e destacou a integração do governo do Estado com os conventions. “Temos um slogan: Rio Cidades Maravilhosas que diz muito como é o nosso Estado. O nosso interior é um espetáculo e temos como objetivo de fortalecer o turismo nestas cidades, que além das belezas naturais tem características próprias e um vasto calendário de eventos que podemos trabalhar, principalmente agora na alta temporada”, disse Thomas.

O evento também contou com a participação dos presidentes de conventios de Nova Friburgo Edson Almeida; de Guapimirim, Jorge Reais e do Convention & Visitors Bureaux de Juiz de Fora (MG), Thais Lima que apresentaram as ações desenvolvidas pelas entidades nas cidades. Eles elogiaram a iniciativa da federação em promover o encontro. “As parcerias são importantes e o objetivo é que cada vez mais consigamos ocupar novos espaços”, salientou Edson Almeida.

O encontro teve a apresentação ainda do aplicativo Tutistando, do Portal Rota Rio e do projeto Rio Intertur Salão Rio do Interior de Turismo. Para encerrar o encontro, o presidente do PC&VB mostrou o vídeo institucional feito pela entidade sobre Petrópolis que será apresentado durante o Rock in Rio, agora em setembro.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais