Petrópolis Convention e Visitors Bureau

A Festa do Colono Alemão de Petrópolis chega a sua 29ª edição

21/06/2018


A Festa do Colono Alemão de Petrópolis chega a sua 29ª edição ainda melhor. Segundo maior evento do gênero no país, a Bauernfest contará com 6 palcos e centenas de atrações para toda família, mantendo vivas as tradições germânicas. E, claro, tudo regado com muito chopp e gastronomia alemã.

A Bauernfest – Festa do Colono Alemão de Petrópolis vem superando expectativas todos os anos, atingindo público recorde a cada edição. Considerada o segundo maior evento do Brasil em sua categoria é também o mais importante da Região Sudeste.

Iniciada em 1989, tem o intuito de manter vivas as tradições históricas e culturais deixadas pelos colonizadores germânicos estabelecidos na cidade. O local escolhido para realização das edições da Bauernfest foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. A partir de 1990, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o evento foi profissionalizado e tomou maior proporção, alcançando o seu formato atual, sendo de grande importância para o calendário turístico e cultural para a cidade e o estado.

Dentre as inúmeras atrações culturais que ocorrem durante os dias de festa, podemos destacar ainda os Grupos de Danças Folclóricas de Petrópolis que alegram o palco de cada edição da Bauernfest, os corais e bandas que agitam o tradicional baile popular. Além da deliciosa e tradicional culinária alemã, destacamos ainda os belíssimos desfiles que celebram a abertura e encerramento da Festa.

De 22 de junho a 01 de julho venha conhecer e celebrar as tradições históricas e culturais deixadas pelos colonizadores germânicos estabelecidos na cidade. 

A festa acontecerá em vários locais espalhados pelo centro da cidade, confira abaixo
Palácio de Cristal - Palco Engelberto Seiler e Palco Koblenz
Praça da Liberdade - Palco Brasil
Praça Visconde de Mauá – Biergarten
Clube Petropolitano - Espaço Tanzen

Confira a programação completa no site oficial da Bauernfest 2018: https://bit.ly/2t3cxtd

A festa começa todos os dias às 10 da manhã e vai até 0h. No dia da abertura, dia 22 de junho, o funcionamento será das 18h até 0h.

Separamos algumas dicas para você aproveitar o melhor da Bauernfest:

#Conhecer as cervejas artesanais da região 
O Palácio de Cristal e a Praça da Águia estarão recheados com marcas locais de cervejas artesanais. De acordo com a prefeitura da cidade, a expectativa é que sejam consumidos mais de 130 mil litros de cerveja durante a festa.

#Participar dos concursos 
A Bauer é uma festa completa e isso quer dizer que vai ter concurso sim! Concurso de chapéu mais enfeitado, concurso de chopp em metro, concurso de lanterna mais enfeitada! Vai ser muito divertido, não deixe de participar!

#Experimentar as delícias da gastronomia alemã: 
As comidinhas da Bauer são deliciosas, tem doce, tem salgado, tem MUITA variedade e você não pode deixar de experimentar, com mais de 30 barracas de comidinhas e bebidas espalhadas pela Rua Alfredo Pachá, Palácio de Cristal e Praça da Liberdade. As barracas vão funcionar todos os dias, a partir das 10h. 

#Mostra Artística “Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis”
Os moradores de Petrópolis e aqueles que costumam subir a serra para aproveitar o inverno na cidade imperial contarão este ano com uma inédita atração cultural: a mostra “Coragem e Fé, a Colonização Germânica de Petrópolis”. A exposição, que acontece na Casa Koeler, 187, no Centro Histórico, entre os dias 22 de junho e 1o de julho, apresenta importantes aspectos do processo de formação da cidade por meio de artes plásticas, fotografias e referências históricas. Com recursos lúdicos e envolventes, a proposta é conduzir os visitantes pelo imaginário dos colonos germânicos que começaram a chegar na região a partir de meados do século XIX. Hábitos e costumes são retratados de forma artística, por meio de esculturas confeccionadas principalmente em papel e modeladas em diferentes dimensões – miniaturas, natural e grandes proporções. A mostra foi concebida por um grupo de profissionais de arte petropolitanos, integrantes de uma mesma família, com o objetivo de contribuir para a preservação da memória histórica e cultural de Petrópolis.

Inauguração: Dia 22 de junho de 2018
Duração: Até o dia 01 de julho de 2018
Local: Casa Koeler – Av. Koeler, 187 – Centro
Ingressos: R$10,00

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais