Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Bunka-Sai – Festival de Cultura do Japão

09/08/2017

Petrópolis será palco de outra festa encantadora que atrai turistas e diversos públicos, garantindo sempre boas bebidas e diferentes tipos de culinária além do clima fresquinho de Agosto.

Bunka-Sai é um Festival de Cultura Japonesa que acontece todos os anos na cidade que visa celebrar a importância do papel da cidade na história da imigração japonesa no Brasil. São realizadas várias apresentações culturais, tais como: artes marciais, comidas típicas, danças e muito mais da tradição oriental.

Na sua 9º edição, o Festival estará acontecendo do dia 10 à 13 de agosto de 2017 no Palácio de Cristal, centro histórico de Petrópolis, com programação gratuita.

A cidade estará caracterizada para receber o público em grande estilo. Após a Bauernfest, com a cultura alemã, em Agosto entrará em ação a cultura Japonesa, onde terão diversas barraquinhas dos restaurantes de culinária japonesa da cidade, terá também apresentação de kimonos e de bon-odori, oficinas de origami, dança folclórica japonesa, artes maciais, show musical e artesanato.

Confira a programação completa do Bunka-Sai 2017*:

10/08

20h - Abertura

21h – Bon-Odori (dança folclórica)

11/08

11h / 14h – Oficina de Ikebana

15h – Oficina de Origami

16h - Bon-Odori (dança folclórica)

17h – Oficina de Mangá

18h – Apresentação Cosplay

19h – Canarinhos de Petrópolis

20h- Conexão Vitrola

12/08

10h- Judô

11h- Aikidô

11h – Oficina de Mangá

13h – Oficina de Língua Japonesa

15h – Oficina de Origami

16h – Coral Can’t Vox

16h – Palestra Gastronomia

17h30 – Oficina de Mangá

18h – Show da Mako

18h – Palestra “Cultura Pop Japonesa na TV”

19h30 - Apresentação de Kimonos

13/08

10h – Aikidô

11h – Karatê

11h – Oficina de Mangá

14h – Concerto de Violinos com Centro de Artes Suzuki

14h – Oficina de Origami

14h / 16h – Oficina de Pipas Japonesas

15h- Rio Nikkei Taiko

16h - Bon-Odori (dança folclórica)

17h – Oficina de Mangá

17h – Desfile de Cosplay

18h – Banda temática “Anime Hero”

*Programação sujeita à alteração

Outro evento que estará acontecendo sobre a cultura japonesa é a Semana da Cultura do Japão, de 15 a 19 de agosto, na Casa de Cláudio de Souza sediará por mais um ano consecutivo, promovida pela Associação Nikkei de Petrópolis. Com programação diversificada e gratuita, as milenares tradições orientais vão ser apresentadas através de oficinas, palestras e música.

O escritor e teatrólogo Cláudio de Souza foi um admirador da cultura japonesa. Ao conhecer o Japão, encantado com o que viu, escreveu o livro Impressões do Japão e fundou o Instituto Brasileiro da Cultura Japonesa.

As atividades começam na terça-feira (15), às 16h30, quando o público poderá participar de uma oficina de Mangá, e aprender a desenhar personagens de história em quadrinhos no estilo japonês. Às 18h, haverá um concerto de violinos do Centro de Artes Suzuki. No dia 16, às 15h, terá a oficina de Kirigami, arte tradicional japonesa de recorte de papéis criando formas, superfícies e desenhos.

No dia 18, o público poderá desfrutar da palestra “Para que serve a escola?”, ministrada pelo diretor da escola japonesa no Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi. Abrangendo a 4ª Revolução Industrial que promete mudanças sociais em função da inovação tecnológica, Hikichi apresentará o que a escola japonesa tem por objetivo transmitir. No mesmo dia, às 20h30, a cantora de ópera Miho Hikichi, acompanhada no piano por Raphael Macedo, cantará canções japonesas e italianas.

Venha conhecer e se encantar com a cultura Japonesa em Petrópolis, já está tudo lindo só te esperando.

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais