Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Casa do Pequeno Príncipe

18/10/2019

Oi gente, 

Que bom estar aqui, mais uma sexta e esse artigo é de se emocionar...

Quem ama o livro o “Pequeno Príncipe”?

Já imaginou estar numa casa onde você estaria pertinho de acervos fantásticos do autor do livro?

Sim, essa casa está aqui, na nossa cidade Imperial e você pode visitá-la!

 Já imaginou?

Mas antes, conheça um pouco mais da história do livro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte. Em meio a turbulências pessoais e sua saúde falhando, ele produziu quase metade das obras no qual ele seria lembrado, incluindo o conto de solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra. Um livro de memórias feitas pelo autor que recontava suas experiências de aviação no Deserto do Saara, e é pensado que ele usou estas experiências como base para o livro “O Pequeno Príncipe”.

Trata-se de uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, tendo sido publicado em mais de 220 idiomas e dialetos.

E Petrópolis foi refúgio de pilotos franceses que atuaram, nos primeiros voos entre Brasil e França, a serviço da então companhia aérea Latécoère, que mais tarde se tornaria a Air France. Um deles era Marcel Reine que, em suas escalas no Rio de Janeiro, seguiu os passos da família real brasileira e adquiriu uma casa na Serra Fluminense, para onde fugia em busca de temperaturas amenas e atrativos naturais, como cavalgadas pelas montanhas.

Em sua propriedade, em Itaipava, recebia amigos e outros jovens pilotos para reuniões e festas. Entre eles, o jovem Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”, além de outras obras importantes, uma delas, inclusive, relatando os conflitos ideológicos e pessoais dos pilotos, durante a Segunda Guerra Mundial, chamada “O piloto de guerra”.

Pois a curiosa história petropolitana virou atração turística da cidade. É possível contratar, um passeio guiado pelo sítio “La Grande Vallée”, que promove a preservação da memória dos aviadores franceses na região. O proprietário, José Augusto Wanderley, adquiriu o local transformando parte da área não só em museu, mas ainda em memorial dedicado ao livro “O pequeno príncipe” e a seu autor.

Seu acervo conta com vários documentos, fotos, recortes de jornal, obras literárias e objetos decorativos relacionados à obra, ao escritor e a Reine, o antigo dono.

As visitas guiadas devem ser agendadas por telefone, e são feitas em grupos de, no máximo, 16 pessoas.

Durante o tour, que é conduzido pelo proprietário, é contado fatos e curiosidades sobre a aviação francesa, sua relação com o Brasil, em meio a passagens e referências aos livros de Saint-Exupéry. Entre elas, a fonte, inaugurada no ano 2000, em homenagem ao centenário do autor. A visita está inserida no Passaporte Cultural da Fundação de Cultura & Turismo da prefeitura de Petrópolis, que oferece descontos em atrações culturais e históricas.

Não é apaixonante?

Uma visita dessas vocês não podem perder, aproveitem e programem-se para visitar a “La Grande Vallée”, tenho certeza que irão amar!!!!

La Grande Vallée fica na Rua das Acácias 102, Itaipava.

Informações (24) 2222-1388. lagrandevallee.com

Amaram? Então comentem e até sexta que vem.

Luciana Peixoto


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais