Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Começando a viagem com o pé direito - Casa de Santos Dumont

27/05/2016

Em Petrópolis está situada a última residência de Santos Dumont. Também conhecida como "A Encantada", é uma pequena, exótica e interessante casa desenhada pelo próprio inventor, que hoje é um pequeno museu aberto à visitação. O espaço preserva e divulga a memória do pai da aviação brasileira, gênio da engenharia que revolucionou o mundo. Sob a forma de um chalé, a casa assemelha-se a um loft, possuindo três pavimentos: oficina, espaço social, quarto e banheiro.


Logo na entrada nos deparamos com a famosa escada idealizada por Santos Dumont. Devido ao ângulo de inclinação, e para evitar tropeços, ele suprimiu um dos lados de cada degrau. O primeiro não tem o lado esquerdo, o que obriga seus visitantes a começarem a subida com o pé direito. Já no interior, há outra escada, ligando a sala ao jirau, onde ele dormia e que só pode ser subida começando com o pé esquerdo. Incrível, né?


Outras curiosidades tornam a casa ainda mais interessante. Os móveis projetados como extensão da madeira utilizada nas paredes, vieram de Cabangu, Minas Gerais, sua terra natal. Tem ainda o intrigante chuveiro feito com um balde perfurado, dividido ao meio para água quente e fria, cuja temperatura é dosada com auxílio de duas correntes. À noite, a cômoda, que era utilizada como mesa de trabalho, virava sua cama, com apenas um colchão sobre ela. Seu telefone não poderia ser tradicional, era de magneto, e possuía o número "111" conforme a lista de assinantes da época. Ele o utilizava também para pedir suas refeições, preparadas num grande hotel existente ao lado de sua casa, hoje pertencente à Universidade Católica de Petrópolis. Na casa, construiu ainda um laboratório de fotografia e uma oficina onde fazia encadernações de livros.


Deixe se envolver por essa magia e a criatividade da famosa "Encantada"!


A Casa de Santos Dumont fica localizada na Rua do Encanto, 22 – Centro, e o telefone para contato é (24) 2247-5222 | (24) 2247-3158. A visitação acontece de terça a domingo de 9h30m às 17h. As visitas são orientadas em português, inglês e espanhol.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais