Petrópolis Convention e Visitors Bureau

CONHEÇA AS CACHOEIRAS DE PETRÓPOLIS

05/01/2018

Verão e férias estão ai, e ir se refrescar em uma cachoeira cai muito bem. Além de se refrescar você pode curtir a tranquilidade e paz da natureza que rodeiam as cachoeiras de Petrópolis. Para te ajudar a encontrar o melhor destino de uma boa cachoeira listamos algumas que podem ser um bom destino para você.

Cachoeira da Macumba

Essa cachoeira é um lugar muito agradável, perfeito para você apreciar uma bela paisagem e renovar as energias.

É também conhecida como Poço 13, fica na serra de que liga Itaipava a Teresópolis, km 13. O acesso é muito simples. Sair da estrada cuidadosamente na curva acentuada no km 13 e entrar na estrada de terra onde você vai encontrar um estacionamento. Siga pela trilha muito bem marcada, até encontrar o primeiro poção (10 minutos, trilha leve). Deste ponto já se pode avistar toda a cachoeira. Seguindo adiante, chega-se logo ao poço principal.



Cachoeira Véu da Noiva e poço do Bonfim

Localizados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) no bairro Bonfim em Petrópolis oferecem momentos muito bons na natureza. Para chegar no Véu da Noiva é preciso enfrentar uma trilha de duração de 1h30min de caminhada, que é muito bem sinalizada, e no início dessa trilha, por volta de 10 minutos da entrada do parque, você chega no poço do Bonfim que tem um ótimo espaço para se refrescar, tirar boas fotos e passar a tarde. A parte de cima do Véu da Noiva tem mais espaço para um descanso, um cochilo, um lanche mais demorado. E também tem mais sol por lá.

Cachoeira Ponte Funda e Sete Quedas

Essas duas cachoeiras localizadas no bairro de Araras e Vale das Videiras, valem a pena a visita tanto pela beleza das quedas como pelo percurso de 16 kms pela Estrada Bernardo Coutinho, que você pega à partir da rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro. Segue sinuosa por todo o vale, cortando o centro de Araras até se encontrar com o centro do Vale das Videiras. Por volta do km 14 eis que surge a Cachoeira da Ponte Funda, conhecida também como cachoeira do vale das videiras, exibindo imponente todos os seus 20 metros de altura, ela fica localizada em uma área preservada pelo Parque Municipal Cachoeira da Ponte Funda, e pode ser avistada, pelos mais atentos, da janela do carro no sentido de Videiras.

Seguindo pela mesma estrada, por mais 2 kms você chega à Cachoeira das Sete Quedas, também muito agradável. Esta já conta com estrutura de barzinho e cobra R$2,00 de entrada, justificados como taxa de ajuda para manutenção das trilhas internas, limpeza dos poços e retirada do lixo dos usuários. São 7 as quedas, contadas do alto de seu paredão. A água é bem menos fria que a primeira, talvez por isso conte com maior afluência de usuários.

Cachoeira do Caxambu

A Cachoeira do Caxambu é muito bonita e ampla, fica no bairro Caxambu a uma distância de 7,5kms após a rodoviária velha (centro de Petrópolis), no fim da Rua do Imperador.

Dá para chegar com qualquer tipo de veículo, mas o local não conta com área de estacionamento. Para quem vai de ônibus, basta pegar o ônibus Santa Izabel (470), pedir para parar no posto de saúde próximo a igreja, você contorna por trás do posto de saúde e sobe uma rua, vai sempre a direita, no final, você vai chegar a umas plantações, mantenha-se a direita, no fim irá encontrar a placa das trilhas da serra do mar e uns troncos impedindo a passagem de motos, então é só seguir a indicação e curtir a cachú.

Endereço: Cachoeira Caxambu, 2715, Estr. José Almeida Amado, 2445 - Caxambu, Petrópolis – RJ

Poço da Rocinha - Secretário

Subindo pela BR-040, após Petrópolis e Itaipava, chega-se a Pedro do Rio, de onde pegamos a RJ-123 para mais alguns quilômetros até Secretário. Para chegar até lá é bem fácil, seguindo por uma trilha um pouco íngreme, porém bem curta, a partir da Estrada da Rocinha. A cachoeira é aberta ao público e não precisa pagar para entrar.

Cachoeira do Rocio e Poço Negro

O Rocio é um bairro de Petrópolis localizado na Estrada União e Indústria, perto do kilômetro 76. Ppra chegar no Poço Negro, conhecido como Poção, essa cachoeira não esta sinalizada, então aqui vão algumas instruções depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, você vai percorrer alguns kilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita e cercada por mato. Ali, você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo e não leva mais do que 5 minutos.

Escolha a cachoeira que mais lhe agrada e vá curtir com estilo o verão da região serrana do Rio!

Fontes:

www.maladeaventuras.com

www.perambulandonatrilha.blogspot.com.br

www.minube.com.br


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais