Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Conhecendo os distritos de Petrópolis

14/09/2017

Para quem ama Petrópolis e adora conhecer mais sobre ela, aqui vai um texto para te apresentar aos 5 distritos que a cidade tem, e assim fazer você entender melhor como Petrópolis é dividida territorialmente, o que cada distrito tem de melhor e suas histórias.

PRIMEIRO DISTRITO - PETRÓPOLIS:
Nesse distrito, concentra-se a maior parte da população da cidade. É um distrito que concentra também a maior parte do comércio da cidade. Sua divisão de bairros é bem densa, pois a maior parte dos bairros se localiza no primeiro distrito, inclusive o centro da cidade, onde tem a prefeitura, os edifícios principais, prédios antigos, grandes colégios, lindas avenidas, grande concentração demográfica em vários prédios, sejam comerciais ou residenciais, e principalmente os museus, que grande parte deles estão nesse distrito.
O primeiro distrito se divide em dezenas de bairros, mas os principais são:
CENTRO - VALPARAÍSO - BINGEN - QUITANDINHA - MORIN - ALTO DA SERRA - ALTO INDEPENDÊNCIA - CASTELÂNEA - SIMÉRIA - RETIRO - MOSELA - SÃO SEBASTIÃO - VILA MANZINI - MOINHO PRETO - DUARTE DA SILVEIRA - FAZENDA INGLESA - ROCIO - BATAILLARD - JOÃO XAVIER - 24 DE MAIO - DUAS PONTES - PONTE FONES - Etc.


SEGUNDO DISTRITO - CASCATINHA
Cascatinha era um vilarejo que surgiu às margens do Caminho Novo, estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Seu centro era a antiga fazenda Itamarati, que existia desde o início do século 18, acredita-se tenha sido fundada nos anos de 1700.
Quando o Imperador do Brasil - Dom Pedro II fundou a cidade de Petrópolis, o vilarejo de Cascatinha já existia. Seu nome é dado devido a uma cascata que tem no local.
Ali havia uma fábrica, chamada de COMPANHIA PETROPOLITANA, uma fábrica italiana que atraiu várias famílias para esse local, instituída por um decreto imperial em 17 de setembro de 1873, pelo Imperador. Segundo registros de 1906, a fábrica abrigava cerca de 1100 operários, todos moradores do vilarejo, com uma vida independente ali, dentro desse local.
Cascatinha possui 56.993 habitantes em uma área de 274 km². Sendo o maior distrito de Petrópolis.
Esse distrito é dividido em vários bairros, tendo como principais:
ITAMARATI - CORRÊAS - NOGUEIRA - QUISSAMÃ - BAIRRO DA GLÓRIA - Etc

TERCEIRO DISTRITO - ITAIPAVA
Itaipava é um dos mais procurados lugares da Serra do Rio de Janeiro. Famosa por seus shoppings,  pousadas, hotéis, comércios, e por seu clima muito agradável, Itaipava é um lugar muito procurado não só pelos fluminenses, mas pelas pessoas do Brasil inteiro, desde cidadãos comuns até celebridades, que caracterizam o local como "lugar de estrelas" , seja de televisão, música, etc.
Muita gente pensa que Itaipava é uma cidade, por causa de seu desenvolvimento comercial e do movimento diário de pessoas, mas Itaipava é apenas um dos vários distritos da Cidade de Petrópolis.
Itaipava concentra várias indústrias, em um condomínio industrial, hotéis e pousadas de muito luxo, e é claro, o Horto Municipal de Petrópolis, famoso pela diversidade de produtos caseiros, além disso, estão em Itaipava o Parque Municipal de Petrópolis, conhecido nacionalmente por suas Exposições Agropecuárias, que chegaram a mais de 27 edições, mas parou por aí, e também o Castelo do Barão de Itaipava, uma linda construção às margens da Estrada União Indústria e da Br-040.
E é claro que não podemos esquecer da Feirinha de Itaipava, uma feirinha de malhas famosíssima localizada na BR-040.
Esse distrito se divide em bairros como:
VALE DO CUIABÁ - MADAME MACHADO - CATUBIRA - MANGA LARGA - SUMIDOURO - BONFIM - BENFICA - JARDIM AMERICANO - Etc.

QUARTO DISTRITO - PEDRO DO RIO
Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, abrangendo bairros como: RETIRO DAS PEDRAS, FAGUNDES , BARRA MANSA , SECRETÁRIO , ALTO PEGADO, VILA RICA , TAQUARIL, etc.
Pedro do Rio tem economia baseada na Agropecuária. E grande parte da economia vem da Cervejaria Petrópolis, que está entre as 3 maiores do país.

QUINTO DISTRITO - POSSE
Localizada a 46km do centro da cidade, a Posse é um distrito que tem muitas atrações, entre elas o Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal, um bairro com muitas variedades de atrções turísticas.
A Posse é um distrito que possui 63km² de área e uma população de 10.000 Habitantes, com uma densidade demográfica de 158Hab/km².
N.SRª DE FÁTIMA - INGÁ - CÓRREGO GRANDE - CÓRREGO SUJO - BOA VISTA - XINGU - MERENCIA

(Texto: Petronews 2012)





Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais