Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Do Normando ao Rococó

21/10/2016

Com muita história, glamour e uma arquitetura belíssima, é no Palácio Quitandinha que vamos dar a nossa voltinha de hoje.


O Palácio foi construído em 1944, por Joaquim Rolla e Antonnio Faustino. Ele era para ser o maior hotel-cassino da América Latina e tinha um estilo arquitetônico todo único. Na parte de dentro, ele utiliza o estilo rococó hollywoodiano e, por fora, o normando-francês. Um charme só!


Há alguns anos ele foi adquirido pelo SESC Rio, passou por reformas e agora está aberto à visitação. Eba!


Ele possui 50 mil metros quadrados e seis andares, divididos em 440 apartamentos e 13 grandes salões com até 10 metros de altura. A cúpula do Salão Mauá é a segunda maior do mundo, medindo 30m de altura e 50m de diâmetro.


E, para melhorar, trouxemos um pouco da Cidade Maravilhosa pra cá. Isso mesmo, na construção do lago, que fica em frente ao Palácio, foi usada uma grande quantidade de areia da praia de Copacabana. E como ele não podia ser um lago qualquer, o seu formato é igual o do mapa do Brasil. Vale a pena reparar!


Também podemos dizer que ele tem um certo tapete da fama, pois, passaram por seus salões estrelas do porte de Errol Flynn, Orson Welles, Lana Turner, Henry Fonda, Maurice Chevalier, Greta Garbo, Carmem Miranda, Walt Disney, Bing Crosby e até um rei destronado (Carol ll da Romênia). E políticos como Getúlio Vargas e Evita Perón, quando da Conferência Interamericana de 1946. Nas suas dependências ocorreu a assinatura da declaração de guerra dos países americanos ao Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. Realizou-se também, em 1957, a 16ª Conferência Mundial de Bandeirantes, que contou com representantes de 23 países Associados à WAGGGS (Word Association of Girl Guides and Girl Scouts). Ah, se o Palácio falasse…


Várias atividades legais e diferentes acontecem por lá. Como por exemplo, no Salão de Jogos rola Xadrez, damas, dominó, jogo da memória, miniboliche e outros jogos interativos para crianças e adultos. Outra ideia super legal, é aproveitar os dias lindos que estão fazendo na Serra para dar uma voltinha de pedalinho pelo lago. Os shows no Café do Palácio também são uma delícia e ótimos para assistir em casal ou com um grupo de amigos. Já para quem quer ir com a família toda, a nossa dica é o boliche, com seis pistas e uma lanchonete, é diversão garantida!


O Palácio Quitandinha ainda é conhecido como o maior e mais legítimo palácio do Brasil e, ao lado do Colón (Argentina), como os maiores da América Latina.


Agora, só nos resta dizer: se programe e venha aproveitar tudo que ele tem a oferecer!


Serviços:


Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha Telefone: (24)2245-2020 -Agendamento escolar (24)2245-7642

Visitação: terça a  sábado, 10 às 17h. Domingos e feriados, 10h às 16h.

Ingresso: Entrada franca. Visita guiada R$10.00 : crianças de 7 a 10 anos; estudantes e idosos maiores de 60 anos: R$5,00

Foto: Diários de Arquitetura

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais