Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Feriadões da Semana Santa e de Tiradentes e festival Rock the Mountain movimentam o turismo em Petrópolis

12/04/2022

As próximas duas semanas com feriados prolongados e uma programação religiosa e de lazer vão fazer o mês de abril ficar marcado como um dos mais movimentados no calendário turístico da cidade. Petrópolis prevê ocupação hoteleira de mais de 90% nos próximos finais de semana e já vem no embalo das copas internacionais de Mountain Bike, realizadas em Itaipava, que chegaram a ter público de mais de 50 mil pessoas e ocupação acima de 80%. Agora, o setor que garante oito mil empregos diretos, se prepara para a Semana Santa (de 15 a 17) e para o Feriado do Tiradentes e São Jorge (21 a 24).

O turismo religioso vai estar em alta com programação nas 21 paróquias da cidade na Semana Santa. Celebrações com a presença de corais e as procissões atraem fiéis da cidade e de outros municípios na semana mais importante do ano para os católicos.

Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas, a maioria abertas a turistas, as celebrações tradicionais, além de possuir templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes crenças.

“Petrópolis é um convite ao encontro introspectivo, na busca de paz ao mesmo tempo em que propõe espaços ao ar livre que promovem integração com a natureza, além de programas para as famílias, fazendo todo um ciclo de paz, amor e confraternização”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros. 

E ainda rola o Rock the Mountain nos dois finais de semana de feriadão (16 e 17 e 23 e 24) no Parque de Exposições em Itaipava, com mais de 100 atrações musicais e nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Teresa Cristina, Marina Sena, Majur e Djavan.

“A expectativa é de um público alto, mas fluido em quatro dias de show proporcionando conforto e agitação sob medida, um bom programa para movimentar o turismo na cidade. A rede hoteleira está bem cheia em função do Rock The Mountain, assim como começou o mês em alta com as reservas feitas para as copas internacionais de Mountain Bike que aconteceram em Itaipava”, comemora Fabiano Barros.

O Petrópolis Convention & Vistors Bureau é uma agência de fomento ao turismo que tem mais de 140 associados entre hotéis, restaurantes, bares e prestadores de serviço. E hoje a rede hoteleira da cidade tem 118 meios de hospedagem e 6,3 mil leitos.

Semana Santa e Programação Religiosa

A Catedral de São Pedro de Alcântara, símbolo maior do catolicismo na cidade e um dos principais pontos turísticos, terá programação especial. Nesta quarta (13.04) celebra missa às 8h e, às 20h, realiza a Procissão Encontro de Nossa Senhora das Dores (da Igreja do Rosário) e Senhor dos Passos (da própria Catedral).

A agenda religiosa prossegue quinta, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos e, às 19h30, com a Missa da Ceia do Senhor. Na sexta, a partir das 9h, será realizada uma vigília e, às 15h a celebração da Paixão do Senhor. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h30.

A Catedral, que recebe obras de revitalização, não restringiu as visitas mesmo durante as intervenções. O público é bem vindo de 9h às 17h, de terça domingo, com entrada franca.

A programação completa de Semana Santa de todas as paróquias que compõe a Diocese de Petrópolis estão listadas no site da instituição em https://diocesepetropolis.com.br/especiais/programacao-da-semana-santa/

‘Mountain’ tá na moda e também é Rock

Depois das copas internacionais de Mountain Bike, vem aí o Rock the Mountain. “A palavra montanha é a moda neste momento e Petrópolis é ‘mountain’”, brinca o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.

Inspirado no Coachella, realizado na Califórnia e no inglês Glastonbury, o Rock the Mountain, une a boa música em um espaço verde - o principal parque da cidade em meio à Mata Atlântica – uma proposta de harmonia com a natureza, comida vegetariana e ainda marcas diferenciadas de roupas e acessórios.

O festival conta com seis palcos, área de alimentação, instalações de arte, horta e área de reciclagem. O festival ainda promove a compensação da emissão de carbono com o plantio de mudas de árvores em parceria com a ONG Projeto Água. A sustentabilidade é uma preocupação dos organizadores que só permitem os eco-copos (sem copos descartáveis) e promovem educação ambiental junto à comunidade local, inclusive durante festival.  

Com edições sendo realizadas desde 2015, o festival este ano conta ainda com bungee jump, balão tripulável e tirolesa. O festival doa R$ 2,00 a cada ingresso vendido para a campanha #RespectTheNature, voltada para ações de sustentabilidade.

Alceu Valença, Marina Lima e Marcos Valle são presenças no festival assim como nomes da atualidade como BaianaSystem,  Criolo, Djonga e Tropkillaz.

Programação, informações e ingressos no Instagram do evento @rockthemountain e no site www.rockthemountain.com.br


SERVIÇO:

SEMANA SANTA

Programação em 21 paróquias da cidade

Relação completa em https://diocesepetropolis.com.br/especiais/programacao-da-semana-santa/

ROCK THE MOUNTAIN

Dias 16, 17, 23 e 24 de abril

Parque de Exposições – Itaipava

Programação, informações e ingressos no Instagram do evento @rockthemountain e no site www.rockthemountain.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Petrópolis Convention & Visitors Bureau

www.visitepetropolis.com

Disque Turismo

0800 0 24 1516


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais