Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Filme sobre o legado germânico, novo formato do Petrópolis Gourmet e fortalecimento do turismo receptivo são algumas das ações em 2021

23/06/2021

Em um cenário atípico para o Turismo, vivemos o desafio de reinventar e voltar a crescer com planejamento, associativismo e ideias inovadoras. É com essa meta que a diretoria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau para o período de 2021-2023 fez uma reunião de trabalho, que também simbolizou a posse oficial de diretores e conselheiros, nesta quarta-feira (23) em uma solenidade para poucos convidados em função do isolamento social, no novo Galpão Caipira, em Secretário. O lançamento de um filme sobre a colonização germânica foi o principal destaque na apresentação dos projetos para este ano pela nova direção do PC&VB. Eles englobam ainda uma reformulação do Petrópolis Gourmet, fortalecimento do turismo receptivo, um canal online de reservas próprio e geração de conteúdo de qualidade para visibilidade do destino Petrópolis.

“Queremos que o PC&VB seja funcional para os mantenedores, que gere sinergia, possibilite negócios com parceiros e que promova a atualização das empresas diante dos desafios do setor. Temos objetivos bem pautados que terão um apelo externo, mas também, internamente, estamos trabalhando firmes para organização e fomento das empresas associadas e ampliação de mantenedores”, afirma o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.

A posse foi uma apresentação ‘festiva’ que acabou sendo adiada em função da pandemia. A nova diretoria, no entanto, já trabalha forte na gestão do PC&VB desde a eleição, em março. Com pouco mais de 30 pessoas e respeitando regras sanitárias rígidas, os novos diretores e conselheiros fizeram o primeiro encontro presencial recebendo também os novos mantenedores da entidade.

Com a presença do prefeito interino Hingo Hammes, que acompanhou a apresentação de todos os projetos de trabalho da entidade, a diretoria do PC&VB apresentou ainda o Petrópolis Gourmet que será realizado em novembro, em um novo formato. O evento é o oitavo maior do país e estará em sua 22ª edição e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.

“A gastronomia é um fator primordial para o turismo e queremos inovação e a qualidade de sempre no Petrópolis Gourmet e outros eventos como o Festival de Fondue, que cresce a cada ano”, afirmou o diretor de Gastronomia do PC&VB, Múcio Maffacioli, destacando que o último final de semana, em termos de público, foi o melhor de seu restaurante em 21 anos de trabalho no setor.

“Passamos uma fase muito complicada de distanciamento social e estamos superando. A prefeitura quer caminhar junto com o empresariado de todos os setores e queremos realizar muito em conjunto com o trade turístico para fomentar a cidade e engrandecer ainda mais o potencial da cidade no segmento”, destacou o prefeito Hingo Hammes que prestigiou o evento acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares e de Turismo, Samir El Ghaoui, além do presidente do Instituto Municipal de Cultura, Charles Rossi, em mais uma demonstração pública da importância do setor para o executivo municipal.

A reunião também homenageou Samir El Ghaoui, ex-presidente do PCVB, que recebeu uma placa comemorativa pelos quatro anos que esteve à frente da entidade.

“A união sempre marcou esse time de diretores e conselheiros que olham para o turismo com senso de coletividade. Estar à frente da pasta de Turismo mostra que o trabalho no PC&VB não apenas meu, mas de todos, é importante para o segmento. Agradeço o carinho por este reconhecimento sabendo que temos ainda muito a fazer pelo setor”, afirmou. 

Marco Navega, presidente Federação de Conventions & Visitors Bureaux, prestigiou o evento ressaltando a importância da entidade no panorama do associativismo empresarial no país no segmento. “O Petrópolis Convention & Visitors Bureau é o segundo fundado no Estado do Rio de Janeiro e oitavo no Brasil. O PC&VB é referência e exemplo”, afirmou Navega destacando ainda o potencial da cidade que é um dos 63 municípios do Brasil categoria A, classificação do Ministério do Turismo . “Isso é uma riqueza a ser preservada e ampliada”. 

Na reunião de trabalho foram apresentados novos mantenedores – Trama, Keep Clean Lavanderia, Fazenda Marambaia e Restaurante Família Scharder.  Também estiveram presentes o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini e a presidente da Arte-Associação de Lojistas da Rua Teresa, Denise Fiorini,  além de empresários do setor.


Legado germânico é contado em filme: Petrópolis para o mundo

O filme, em fase de pré-produção, vai ser dirigido pelo cineasta Bruno Saglia, um dos grandes nomes da atualidade.  O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros, destaca a oportunidade de Petrópolis, além de reverenciar suas raízes, ser mostrada para o Brasil e o mundo em uma produção de qualidade e com retorno direto e indireto para todo o trade.

Um dos mantenedores do PC&VB, a Kastel Hoteis, com cinco estabelecimentos na cidade, está fazendo o primeiro aporte ao projeto de execução do filme. O CEO Felipe Almeida destaca que a rede Kastel aposta firme na proposta de mostrar a cidade de uma forma artística ultrapassando a publicidade tradicional, direta, de um destino turismo. “É ainda mais precioso a cidade ser divulgada neste formato com uma produção dessas”, afirma Felipe Almeida, sócio da rede que deu o pontapé inicial dos patrocínios da produção, ainda aberta a captar mais apoiadores.

Saglia está retornando à cidade para esta nova empreitada – ele assina o filme “O Garoto” gravado em Petrópolis em 2019, produção que usou mais de 68 locações da cidade – trazendo seu olhar sensível à história da cidade conduzida por mãos germânicas que ergueram a Cidade Imperial. 


“Tenho paixão por Petrópolis e minha família tem ascendência germânica. Aqui, me sinto em casa. E essa produção é ainda mais especial porque estamos trabalhando com personagens reais, a gente sente esse legado germânico pulsando todo o tempo na vida dessas pessoas, na vida da cidade”, ressalta Bruno Saglia. O filme já iniciou pesquisa em campo, começa a ser roteirizado e iniciará gravações em breve.

“Estamos de mangas arregaçadas e trabalhando firme com objetivos bem definidos e enxutos para somar esforços que possam convergir para o turismo da cidade como um todo. É muito trabalho pela frente e muita energia para retomar o turismo. Diretamente, o associado vai se sentir apoiado e, indiretamente, os projetos beneficiam o turismo de forma geral”, pontua o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais