Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Frio + Bauernfest = ♥

14/06/2016

No próximo dia 29 de junho é comemorado o dia da Chegada dos Primeiros Colonos Alemães na cidade. Como adoramos uma história, separamos um pouquinho do que ocorreu nesse período para vocês! Após as Guerras Napoleônicas, a Alemanha passou por um período difícil e de grande crise. A população estava cansada das guerras, os camponeses endividados, a indústria paralisada e os impostos sempre aumentando. Por causa disso, muitos alemães começaram a emigrar em busca de melhores condições de vida.


O Brasil, por sua vez, era um dos lugares mais propícios para se morar, pois as autoridades provinciais estavam desenvolvendo um intenso plano de colonização estrangeira autorizando o governo a promover o estabelecimento de colônias agrícolas e a adquirir terras a fim de loteá-las para os colonos. E, claro, Petrópolis foi uma das cidades escolhidas para eles começarem uma nova vida.


Para entrar no clima alemão, está chegando mais uma edição da Bauernfest. O evento, que comemora a chegada dos imigrantes germânicos no século 19, é realizado na parte de fora e de dentro do Palácio de Cristal e vai começar no dia 24 de Junho.


O evento é uma verdadeira festa, as ruas ficam mais coloridas, cheias das cores da bandeira da Alemanha (amarelo, preto e vermelho), as pessoas ainda mais animadas e claro, as comidas e o chopp não podem faltar!


Ah, as comidas alemães são verdadeiras maravilhas. Tem chucrute sim, tem salsichão sim, tem torta alemã sim e até um concurso de chopp em metro, onde a pessoa é desafiada a beber um metro de chopp em uma espécie de taça comprida e fina - e aí, vai encarar essa? O número de inscritos chega a centenas, entre homens e mulheres, e a grande final acontece no Palácio de Cristal. Em edições anteriores, o tempo marcado pelos vencedores ficou em torno dos 15 segundos!


A programação não deixa ninguém ficar parado, é recheada de apresentações de dança folclóricas, bandas típicas, corais e muito mais.


Se você não é daqui da cidade e já ficou animado só de saber da festa, não espere muito tempo para reservar o seu hotel ou pousada, pois a cidade fica lotada e é sempre bom passar um final de semana inteirinho no clima gostoso da Serra, concorda? Além disso, a cidade também está cheia de outros programas para curtir muito o frio petropolitano!


Depois disso tudo não tem erro, é só separar o casaco, chamar a família e amigos e curtir muito essa cultura incrível!

Foto: Bruno Wanderley


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais