Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Mês da Mulher em Petrópolis

02/03/2018

Março é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08.03) e Petrópolis preparou muitos eventos para homenagear todas as mulheres, confira o que vai rolar na cidade nesse mês:

04/03 - Domingo:
- Parque de Itaipava: 11h: Aulão de Dança do Ventre – Professora Sandra Urgelino

07/03 - Quarta-feira:
- 8h30: Palestra Cram e Caps-AD no curso Ensino.com
- 10h: Palestra Cram no Centro de Saúde
- 15h: Palestra Cram no Cras Centro

08/03 - Quinta-feira
- Calçadão do Cenip: Entre 9h e 17h: Barracas Cerest, Comac, Assistência Social, Lei Seca/Compir. OAB Mulher/Comdim, Procon, e barraca da beleza e técnicas de defesa pessoal.
- Praça Alcindo Sodré: Entre 9 e 17h: Ônibus Lilás 
- Caps AD: 16h: Palestra Cram
- Casa dos Conselhos: 18h: Evento Funcionária Destaque às 18h na Casa dos Conselhos com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar
- Praça da Inconfidência: 17h30 concentração da Passeata do Grupo 8M  “O machismo nos fere, mas não nos cala”, com saída às 18h30 em direção à Praça Dom Pedro, onde haverá apresentações culturais.

10/03 - Sábado:
- Carangola: 9 às 14h: Ação com Ônibus Lilás

11/03 - Domingo:
- Praça da Liberdade: 10h: Aulão de Zumba – Professor Marlon Derick Fernandes
11h: Banda Marcial Imperial Petropolitana

12/03- Segunda-feira:
- Secretário: 9 às 14h: Ação com Ônibus Lilás

13/03 Terça-feira:
- Casa da Educação: 15h: Palestra com PM em parceria com o Cram para professoras

14/03 - Quarta-feira:
-Posse/Brejal: 9 às 17h: Ação com Ônibus Lilás
8h: Grupo de Planejamento Familiar com OAB e Marcia Chiote 8h

15/03 - Quinta-feira:
- Cras Corrêas: 11h: Palestra Cram

16/03 - Sexta-feira:
- Parque Cremerie: 10h: Aulão de Dança
- Esporte Verde: 9 às 16h: Torneio de futebol feminino de 9h às 16h e aulão de dança no Parque Cremerie, às 10h

20/03 - Terça-feira:
- Cras Itaipava: 14h: Palestra Cram

22/03 - Quinta-feira:
- Calçadão do Cenip: Entre 9h e 17h: Barracas Cerest, Comac, Assistência Social, Lei Seca/Compir. OAB Mulher/Comdim, Procon, e barraca da beleza e técnicas de defesa pessoal.
- Escadaria dos Correios: 18h: Apresentação da Banda Marcial Dragões do Império
- Praça Alcindo Sodré: Entre 9 e 17h: Ônibus Lilás

24/03- Sábado:
- Praça da Inconfidência: 15h: Apresentação dança alemã – Grupo Berger

26/03 -  Segunda-feira:
- Ação com Ônibus Lilás

28/03- Quarta-feira:
- Madame Machado: 11h: Ação com Ônibus Lilás
14h: Palestra Cram no Cras Madame Machado

No dia 07/03: A historiadora Eneida Quadros Queiroz fará a palestra “Histórias Poéticas dos Museus - O Século XIX em romances históricos: gênero e arte”, no Museu Imperial.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a historiadora Eneida Quadros Queiroz fará a palestra “Histórias Poéticas dos Museus - O Século XIX em romances históricos: gênero e arte”, no Museu Imperial. O evento gratuito, que conta com o apoio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), ocorrerá no dia 7 de março, às 19h, no Cine Teatro Museu Imperial.

Na ocasião a palestrante proporá, através de suas obras A Mulher e a casa, e Úmida Trama, alguns questionamentos enfocando as questões que envolvem o gênero feminino e a aproximação com os museus, além da interdisciplinaridade através do uso de intercanais de comunicação como fatores que podem contribuir para o aumento da qualidade e para o aproveitamento do público nas temáticas femininas abordadas pelos museus.

As obras que discorrem sobre personagens femininas oitocentistas brasileiras: Eufrásia Teixeira leite e Maria Laura do Amaral Gurgel buscam, através da veridicidade e da ficção, aproximar o público das histórias dessas mulheres que são tão atuais.

A Mulher e a Casa narra, através do romance de Eufrásia Teixeira Leite e do abolicionista Joaquim Nabuco, os costumes e parte da história dos Gabinetes Ministeriais do Império de forma leve e delicada, ao mesmo tempo em que retrata as aflições passadas pelo casal.

Dando continuidade a narrativa A Mulher e a casa, Úmida Trama conta o romance entre Maria Laura do Amaral Gurgel e o pintor regionalista José Ferraz de Almeida Junior, que tendo como pano de fundo a história da arte brasileira retrata o machismo que mata.

SOBRE A PALESTRANTE: Eneida Quadros Queiroz tem mestrado e graduação em História pela da rede pública e privada, atualmente é historiadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em Brasília.

Tema do mestrado em História do Brasil República: reformas urbanas, sanitarismo, justiça sanitária e cidadania.

SERVIÇOS Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30
Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nos dias 09/03 à  11/03 - O Festival Las Mariposas vai acontecer na Cervejaria Bohemia.

A produtora AzCarolinas em parceria com a Cervejaria Bohemia promove o primeiro festival protagonizado por mulheres em Petrópolis, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

O Festival Las Mariposas vai acontecer nos dias 09, 10 e 11 de março, na Cervejaria Bohemia. A proposta do evento é chamar atenção para o tema da violência contra a mulher numa perspectiva de superação.

A convergência cultural vai apresentar um tributo a Rita Lee com a Banda Pagu, formada especialmente para o Festival. No aquecimento a Dj Mayara Mello vai agitar a pista com o set “Rodando a Saia”. A exposição fotográfica “Elas” contará através das lentes da fotógrafa Ana Clara Silveira a história de superação de seis mulheres petropolitanas que passaram por situação de violência. A programação de filmes foi selecionada pelo coletivo feminista Manashota que vai trazer para o debate a representação da mulher na mídia e o apagamento de sua participação nas produções audiovisuais e também, discutirá formas de lutar cotidianamente contra o machismo com redes de apoio entre mulheres.

Será lançada a plataforma digital Las Mariposas, uma parceria com agência Uaal, que proporcionará o encontro entre mulheres produtoras de cultura e arte para o desenvolvimento de seus trabalhos.

No sábado à tarde vai acontecer a roda de conversa “Por que calar se eu nasci gritando?” onde o preconceito será discutido com a participação de Carla Coelho (jornalista), Clátia Vieira (coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro), Jandira Queiroz (Anistia Internacional).

A Cervejaria Bohemia além de lançar a “Caroline Confraria Cervejeira”, reconhecendo a participação das mulheres no mundo cervejeiro, vai surpreender com um chopp feito exclusivamente para o Festival.

Esperamos que o Festival Las Mariposas represente o protagonismo das mulheres na produção artística e traga para o Dia Internacional da Mulher toda a capacidade de articulação para o combate às desigualdades de gênero!

Entrada gratuita


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais