Petrópolis Convention e Visitors Bureau

O que fazer em Petrópolis em janeiro

27/12/2019


As festas de fim de ano passaram, 2019 acabou e um novo ano recheado de coisas boas acaba de começar, com uma nova oportunidade pra aproveitar cada momento! Por isso, antes de encarrar a rotina de volta as aulas, trabalho e a correria de sempre, que tal vir conhecer nossa cidade e aproveitar tudo que ela tem de melhor nessa época?

Nós separamos nesse blog, as melhores dicas de passeios e atrativos que Petrópolis oferece em janeiro! Pra quem gosta de passeios ao ar livre, nossas ruas e praças ficam ainda mais lindas e agradáveis com o clima do verão; para os aventureiros de carteirinha, temos ótimas opções de trilhas e cachoeiras pra aproveitar muito; para a criançada, nossos parques oferecem área para andar de bicicleta, skate e afins, jogar bola e fazer piquenique; e pra quem não teve tempo de vir nos visitar no Natal, até o dia 12 ainda temos as atrações do Vale Encantado e as luzes espalhadas pelas ruas!

Pra todo mundo se programar e não perder nada, vamos às dicas!

Eventos:

Natal Imperial

O Natal Imperial agitou a cidade nesse fim de ano, com a maior parte de sua programação localizada em pontos turísticos como Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá. Mais por aqui o Natal ainda não terminou! A festa vai até o dia 12 de janeiro e além dos locais contemplados pela programação do Natal Imperial, o Centro também conta com o Vale Encantado, localizado em frente ao Palácio de Cristal e com programação também até o dia 12 de janeiro.

Para mais informações: http://www.petropolis.rj.gov.br/natalimperial/

Deguste - especial 4 anos – 17 e 18 de janeiro

Quatro anos de histórias, gastronomia e muitos chopes artesanais! Venha comemorar com a gente mais um ano de Feira Deguste!

Música, petiscos especiais, chopes artesanais, espaço kids e muito mais! #vempradeguste

Mais informações: https://www.facebook.com/events/771958099991139/


Parques:

Parque Cremerie

Localizado em área de preservação ambiental, com 47 mil metros quadrados que incluem playground, quadras esportivas e pedalinho. O maior atrativo do local é a tranquilidade atípica de um ponto turístico. Trechos de mata atlântica dividem a atenção dos visitantes, com opções que atraem centenas de pessoas todos os dias. O pedalinho, em funcionamento no lago cortado por pontes e moinhos, é a atração mais requisitada pelas crianças. Um playground com onze brinquedos também é garantia de diversão.

Endereço: Estrada da Independência, s/nº, Independência.

Visitação: Terça a domingo, das 8h às 17h.

Entrada Franca.

Mais informações: (24) 2231-5834

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes

Maior área pública de lazer do município, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes se tornou referência para quem curte grandes espaços ao ar livre. Ocupando um dos locais mais privilegiados de Itaipava - ao longo da estrada União e Indústria – o parque conta com excelentes opções de hospedagem e gastronomia ao redor. O local possui ainda espaço para andar de bicicleta, skate, patins e etc, área para piquenique, parquinho infantil e espaço amplo para caminhadas.

Visitação: diariamente, das 7h às 17h.

Entrada Franca.

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava.

Mais informações: (24) 2222-7100

Parque Natural Municipal Padre Quinha

O Parque Natural Municipal Padre Quinha é o local ideal para fugir da rotina da cidade, do barulho e da correria sem precisar ir muito longe. Ele fica no centro e é perfeito para dar uma caminhada pelas trilhas, ler um livro, fazer um piquenique ou só passar o tempo. O parque conta com duas trilhas para caminhada, uma de dificuldades baixa, com 800m e outra moderada, com 830m. Além disso, oferece um espaço com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades.

Visitação: diariamente de 8h às 17h.

Endereço: Av. Ipiranga, 853 – Centro.

Mais informações: (24) 2247-7358


Cachoeiras:

Cachoeira da Macumba

Linda cachoeira com duas quedas de 35 metros de altura. Trilha curtinha, ótimo poço para nadar e grampos para rapel. Fácil orientação, trilha de baixa dificuldade e caminhada leve.

Endereço: Localizada entre Itaipava e Teresópolis. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, aproximadamente 13 km após o inicio da estrada, ao lado direito no sentido Itaipava x Teresópolis.

Cachoeira da Ponte Funda, Vale das Videiras

Cachoeira ideal para quem procura acesso facilitado e caminhadas curtas, o acesso a cachoeira está a apenas 3 minutos da beira da estrada. Cachoeira linda com queda d’agua de 20 metros de altura.

Endereço: O acesso à cachoeira está a aproximadamente 50min do Centro de Petrópolis, pela BR-040, entrando na Estrada Bernardo Coutinho em direção ao Vale das Videiras.

Véu da Noiva e Poços do Rio Bonfim

Trilha agradável e bem definida no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Dá acesso a diversos poços e cachoeiras, incluindo o Véu da Noiva, com 40 metros de queda. Fácil orientação, trilha de baixa dificuldade com trechos isolados de travessia em pedras de rio. Caminhada de  aproximadamente 2h de ida.

Informações sobre ingressos, Parnaso sede Petrópolis: (24) 2236-0464

Endereço: A cachoeira está localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – sede Petrópolis, que tem sua entrada pelo bairro Bonfim, em Correias. Para chegar lá o acesso é pela Estrada União e Indústria e há opções de transporte coletivo no Terminal de Correias que levam até um local próximo à entrada do Parque.


Caminhadas e trilhas:

Trilha do Castelinho ou Meu Castelo

A trilha é uma das mais visitadas de Petrópolis por conta de sua facilidade. Ideal para iniciantes e até para ir com crianças. A trilha é bem demarcada com uma caminhada de aproximadamente 40min à 1h. Para chegar ao início da trilha é preciso ir até o bairro Morin, no Alto da Serra e pegar a estrada para as Torres do Morin. Há local próximo para estacionar carros e também transporte público do Centro até o bairro.

Trilha da Pedra do Açu

Localizada na sede Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com acesso pelo bairro Bonfim, em Correias. A trilha é considerada pesada, com caminhada de aproximadamente 5h.

Para mais informações sobre ingressos, Parnaso sede Petrópolis: (24) 2236-0464

Pedra de Itaipava

A trilha para a Pedra de Itaipava pode ser acessada pela rua Estrada do Ribeirão Grande, primeira entrada à direita após o Castelo de Itaipava no Km 57 da BR040, na entrada da trilha a local para estacionar carros.


Cinemas:

Cinemaxx Shopping Estação
Programação: http://www.cinemaxx.com.br/index2.php?x=petro1
Endereço: R. Paulo Barbosa, 296 / 1° Piso – Centro.

Top Cine Hiper Shopping
Programação: http://www.cinemaxx.com.br/index2.php?x=petro2
Endereço: R. Teresa, 1415 / 2° Piso - Alto da Serra.


Shoppings:

Shopping Tarrafas
Email: shoppingtarrafas@gmail.com
Telefone: (24) 2222-9867
Redes: https://www.facebook.com/shoppingtarrafas

Shopping Estação Itaipava
Email: administracao@estacaoitaipava.com.br
Telefone: (24) 2222-6266
Site: http://www.estacaoitaipava.com.br/

Shopping Arcádia Mall
Email: gerencia@arcadiamall.com.br
Telefone: (24) 2222-3911
Site: http://www.arcadiamall.com.br/
Redes: https://www.facebook.com/shoppingarcadia

Shopping Itaipava
Email: administração@shoppinitaipava.com.br
Telefone: (24) 2222-6209
Site: https://www.facebook.com/shoppingitaipava

Shopping Vilarejo
Email: administracao@shoppingvilarejo.com.br
Telefone: (24) 2222-3600
Site: http://www.shoppingvilarejo.com.br/

Hotéis e Pousadas:

Aqui em nosso site possuímos uma seleção de hotéis e pousadas com excelentes opções para todos os públicos. Para escolher sua opção ideal e ter acesso a endereços e contatos para mais informações, acesse: link da aba Onde ficar.


Opções gastronômicas:

Também em nosso site, possuímos a aba “Onde Comer” que conta com as melhores dicas gastronômicas da cidade, incluindo opções em vários pontos da cidade, juntamente com informações de contato e endereços. Acesse: link da aba onde comer


Atrativos turísticos:

Além de todas essas opções de passeios, gastronomia e hospedagens, temos também os tradicionais atrativos turísticos de Petrópolis, que estão reunidos na aba “O que fazer” aqui em nosso site. Lá você encontra informações sobre a visitação de cada atrativo, endereço e contato. Acesse: link da aba o que fazer.


Para demais informações, Disque Turismo: 0800 024 1516


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais