Petrópolis Convention e Visitors Bureau

O tradicional Restaurante Português de Petrópolis e sua história

07/02/2020

Esse foi um dos blogs que mais me emocionei em escrever, que história linda dessa família e que carinho eles tem com o restaurante e a preocupação em manter a tradição por tantos anos.

Trabalho, dedicação, carinho, e amor, foram essas palavras que me vieram a minha cabeça quando conversei com essa incrível família.

O restaurante “Parrô do Valentim” nasceu em 1975, o casal Guilhermina e Valentim acompanhados do seu filho Carlos Alberto, desembarcaram no Brasil e na sua bagagem trouxeram um livro de receita familiar. Quando chegaram não tiveram muitas opções de trabalho. A cidade de Cabo Frio foi escolhida para a sua trajetória de venda de doces e salgados na Praia do forte. Nessa época conheceram um casal português que moravam em Petrópolis e tinham uma cerâmica, o Sr. Luiz Salvador e Sra. Júlia, que os convidaram para residir em Petrópolis. E assim montaram uma loja de doces e salgados na Cerâmica.

Após três anos o casal adquiriu uma propriedade que na época era uma singela casa e nos fundos construíram o Restaurante Parrô do Valentim. Na construção o Sr. Sebastião trabalhou como servente de pedreiro. Ao término da obra foi convidado a ser auxiliar de cozinheiro, com o decorrer do tempo, passou a garçom e posteriormente a gerente.

Em 2003 o Restaurante recebeu uma significativa homenagem durante o terceiro Petrópolis Gourmet e são quatro décadas de pioneirismo na gastronomia da cidade.

Em 2009 o Sr Sebastião Malta que desde 1975 ajudou na construção da obra, tornou-se sócio com Marcelo Raibolt, mantendo a mesma qualidade nos deliciosos pratos e sobremesas irresistíveis, dando continuidade ao sucesso e prestígio conquistado durante todos esses anos.

Eu fiquei encantada com a história quando fui fazer esse blog, conversei com seu Sebastião e conheci suas filhas, que hoje fazem parte da administração do restaurante.

Aproveitei e comi o delicioso “Bacalhau do Valentim” com batatas, ovos e azeitonas pretas, regato num delicioso azeite português, mas não posso deixar de mencionar que o cardápio é muito variado, inclusive com diversas variedades de pratos com carne, e em breve com a super novidade com algumas variedades de pratos infantis.

A fachada virou confeitaria, chamada por muitos na cidade de lojinha, onde você toma um delicioso café, uma sobremesa deliciosa com diversos tipos de tortas, salgados e até uma cervejinha nos dias quentes, aproveitando esse clima maravilhoso de Itaipava.

Apaixonante não é?

Anotem as redes sociais e venham conferir de perto esse restaurante português que é encantador, pela sua história, pela gastronomia, pelo atendimento e claro pelo lugar, esse bairro maravilhoso de Petrópolis que é Itaipava.

@parrodovalentim (https://www.instagram.com/parrodovalentim/)

Endereço: Estrada União Indústria 10289.
Telefone: (24) 2222-1281

Horários:
Terça a quinta de 11h às 22h;
Sexta e sábado 11h às 00h;
Domingo de 11h às 22h.

Eu sou Luciana Peixoto, Blogueira, Consultora de Moda, Imagem e Estilo, Apresentadora de Tv, e apaixonada por Gastronomia e Turismo, me sigam no @lucianapeixotoblog e até breve.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais