Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Os Castelos de Petrópolis

27/02/2019

Foto: Fabio Resec


Você não precisa ir muito longe para viver uma experiência incrível de conhecer um Castelo Medieval. Em Petrópolis você pode encontrar algumas opções fantásticas.

Eles já foram plano de fundo para novelas, filmes, casamentos e diversos outros eventos. Aqui você irá conhecer um pouco da história de cada um e algumas curiosidades. Então, vamos lá?

Castelo de Itaipava


Foto: Portal Giro

Construído na primeira metade do século XX o Castelo de Itaipava é um projeto do arquiteto Lúcio Costa, o mesmo responsável pelo projeto de Brasília, sendo ele o único no estilo medieval renascentista na América Latina. Inicialmente o Castelo era a residência de temporada da família Smith Vasconcellos por volta de 80 anos, até quando foi vendido para investidores em 2005. Hoje o Castelo de Itaipava conta com mais de 40 cômodos, e quem o visita não acredita que antigamente o terreno era uma fazenda com chácara, pomares e até existia uma área reservada para a criação de animais.
Nos dias de hoje o castelo promove eventos, aluguel de festas e também serviço de hospedagem para que você possa desfrutar uma noite em um castelo de verdade.

📍 Km 56, BR-040 - Itaipava, Petrópolis
📞 (24) 2223-9292


Castelo Country Club


Foto: Bruno Mattos

Foi construído por volta de 1930 a 1940, com o objetivo de ser a casa de veraneio de Lourival Lopes Ferreira. Ele possui uma arquitetura que remete o encanto dos castelos medievais europeus, com a fachada toda construída em pedra para dar um charme especial ao lugar. É um cenário incrível em todas as estações do ano, além de possuir uma vista panorâmica privilegiada. Hoje ele funciona como um local para eventos, casamentos e muitas outras comemorações.

📍 Estrada Rio-Petrópolis, Km 83 - Quitandinha, Petrópolis.
📞 (24) 2242-1500


Museu de Armas Ferreira da Cunha


Foto: Fabricio von Seehausen

O Museu é uma réplica do castelo português do século XII no bom estilo medieval, com ponte levadiça, fosso, masmorras, galerias subterrâneas e muralhas. Ele se tornou um Museu de armas em 1957 graças ao museólogo e colecionador Sérgio Ferreira Cunha e conta com um acervo enorme de armas, canhões, armamentos militares e até mesmo ferramentas de guerra indígenas. O museu é particular, e para fazer uma visita é necessário agendar um horário.

📍 Rua Ferreira da Cunha, 1 - Duques, Petrópolis.
📞 (24) 2242-6564 ou (24) 9758-4773


Castelo São Manoel


Foto: fabian.kron

A área onde hoje é o Castelo São Manoel era ocupada pela fazenda Olaria, que pertencia ao Padre Correia. Por volta de 1920 a fazenda foi demolida por Oscar de Teffé e no seu lugar foi erguido o castelo, no estilo inglês mais tradicional da década de 20, e ele batizou o com o nome do seu filho, Manoel, como uma forma de homenageá-lo. O interior dele não é mais o mesmo, mas toda a área externa como a fachada, as torres e a escadaria permanecem bem conservadas. A visitação é permitida somente na área externa do Castelo.

📍 Rua Castelo São Manoel, s/nº - Corrêas, Petrópolis.

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais