Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Para conhecer: Centro de Cultura Raul de Leoni

15/04/2017

Petrópolis, além de cidade turística, possui uma vasta vocação cultural. O Centro de Cultura Raul de Leoni faz parte desse rico cenário.

O espaço foi fundado em 30 de janeiro de 1977 e é um importante polo artístico com quatro salas de exposição, cinema, teatro, sala de música e biblioteca. Há sempre diversas atividades ocorrendo ao mesmo tempo, sendo considerado o maior centro de cultura do interior do Rio de Janeiro, com uma área de 5.080m². O prédio em concreto e vidro fumê abriga o Teatro Afonso Arinos (150 lugares), Cinema Humberto Mauro, Sala de Música Guiomar Novaes e três galerias (Van Dijk, Aloysio Magalhães e Djanira) destinadas às artes visuais.

A Biblioteca Gabriela Mistral, presente no local, é a terceira maior do estado em títulos com 140 mil volumes.

O ambiente também valoriza a cultura da cidade. A maior parte dos artistas que adentra o espaço são petropolitanos ou residentes na cidade.

Na parte exterior da atração turística também vale a pena ser curtida. Ao lado, encontra-se a Câmara Municipal e a Praça Visconde de Mauá, também conhecida como “Praça da Águia”. Lá, ocorrem diversos eventos ao longo do ano. Podemos citar como exemplo a Deguste, feira de cervejas artesanais que acontece mensalmente.

Por estar no Centro Histórico, é fácil sair do Centro de Cultura e conhecer outros atrativos turísticos. O Museu Imperial fica logo em frente e a Catedral pertinho.

Curiosidades

Você sabe porque foi definido este nome para o Centro de Cultura? Ele foi uma homenagem à um grande poeta e diplomata petropolitano. Raul de Leoni foi conhecido pelo seu ritmo peculiar e conjunto de ideias sublimes nas palavras, mantendo sempre a harmonia nas suas obras.

Já a biblioteca homenageia a primeira latino-americana a receber o Nobel de Literatura.

Aproveite a Páscoa e o feriado de Tiradentes para descobrir mais sobre este importante polo turístico. As exposições estão abertas de terça a sábado (10 às 18h), domingos (10h às 17h) e feriados (10h às 17h). A biblioteca funciona de segunda a sexta (8h às 18h30) e sábado (9h às 12h). A entrada é gratuita. http://migre.me/wqgZ8

Ótima semana, excelente feriado e até o próximo post!

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais