Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Para conhecer: Nogueira

24/06/2016

Nogueira é aquele bairro de Petrópolis para chamar de nosso. Com muita história para contar e lugares incríveis, ele tem todo um jeitinho petropolitano. A tranquilidade, o conforto, aconchego e a boa mesa, são itens que, com certeza, não vão faltar para quem for até lá.


Começando com um pouquinho da sua história, as origens do bairro remontam à fazenda Nogueira, de propriedade de Domingos de Souza Nogueira. Estrategicamente a região era servida pela Estrada de Ferro Leopoldina, cuja estação de Nogueira foi construída em 1908 para servir a fazenda. Sendo também servida pela histórica Estrada União e Indústria.


O Centro Cultural Estação Nogueira é um dos principais atrativos do bairro. Quem for até lá, não deve deixar de visitar! Ele é a antiga estação de trem de Nogueira, onde atualmente funciona uma biblioteca, um mini-museu ferroviário e são realizadas várias exposições e oficinas, sempre muito interessantes.


Agora vem uma das melhores notícias, foi inaugurada no ano passado, a “Baroneza”, antiga locomotiva de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos. O veículo, foi restaurado e doado ao município pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. Agora ela também pode ser visitada lá na estação! Demais, né? Está sendo o maior sucesso, a criançada adora ver de pertinho um pouquinho da história e o momento pede aqueles belos clicks. Ah, não esquece de depois mandar a foto para a gente, é só utilizar a hashtag #visitepetropolis!  O espaço pode ser visitado de segunda-feira à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada é franca.


Depois de tantas programações, sempre bate aquela fome! E Nogueira é um dos melhores lugares para isso, afinal, não é a toa que é um dos bairros pertencentes ao chamado Vale dos Gourmets.


O Restaurante de Nogueira representa muito bem tudo isso. Sabe quando você reconhece o lugar só pelo cheirinho, aquele temperinho especial, com gostinho de casa? Pois lá é bem assim!


Se a família for grande, ou você achar melhor alugar um carro por comodidade ou para levar a vovó junto, o Rei Transporte Executivo também fica ali pertinho. Eles oferecem carros de ótima qualidade e com toda a segurança que você precisa para passear sem estresse!


E aí, ficou curioso para ver tudo isso de pertinho? Então tire um dia do final de semana para ir até lá e se apaixone pelo bairro assim como nós!

Foto: Marco Oddone

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais