Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Parque São Vicente

09/09/2016

Na estação mais colorida e com mais vida do ano, não poderíamos dar outra dica que não fosse a do nosso querido Parque São Vicente, situado no bairro Quitandinha.


Com uma vista incrível do Rio e cercado pelas belezas da Mata Atlântica, o Parque é um ótimo passeio para fazer em um final de tarde com a família e aproveitar para curtir um pôr do sol digno de palmas.


Uma das principais atividades que rolam por lá é o voo livre. E a boa notícia é que os melhores meses para a prática do esporte são de setembro à janeiro. Então, essa é a hora! Porém, caso você não seja um profissional no esporte, recomendamos que procure uma empresa especializada para não correr riscos na hora do salto.


Segundo Moisés Correa, piloto de parapente e apaixonado pelo esporte: “Os ventos aqui são mais quentes, o que dá mais prazer e segurança no voo, e a atividade térmica é maior do que em outros lugares. A tranquilidade da Serra também faz as pessoas gostarem de voar aqui.”


Para os que ainda têm dúvida, o voo livre é um esporte em que o piloto utiliza os contrastes de temperatura do vento para realizar voos não motorizados. A categoria inclui apenas asa-delta e parapente. É simplesmente uma delícia!


E não é de hoje que as pessoas tem vontade de ter asas como um pássaro. O sonho de voar está no imaginário do homem desde os primórdios. A história mais antiga sobre um voo planado pode ser encontrada na mitologia grega. Para fugir do labirinto onde estavam presos, Ícaro e seu pai Dédalo constroem asas artificiais com cera de abelha e penas de gaivotas. Ícaro, apesar de ter sido alertado por seu pai sobre voar próximo ao Sol, tomado pela sensação de liberdade, voou muito alto e o calor do Sol derreteu a cera de suas asas causando sua queda no mar Egeu. Durante muito tempo, o domínio dos ares foi considerado uma dádiva divina, da qual somente os deuses e alguns animais poderiam desfrutar. Até que este anseio começou a se materializar na forma de estudos embasados por conhecimento científico que rumavam em direção à concretização do sonho de voar.


O Parque fica à uma hora do Rio, pela Rodovia Rio-Petrópolis. Depois da entrada de Petrópolis (Restaurante do Alemão) - placa Km 84 - é só virar a segunda entrada à esquerda e seguir para o bairro Quitandinha, aproximadamente 1 km da estrada. Chegando lá, o Parque fica na Rua Professora Paula Buarque. Uma notícia muito boa é que os carros conseguem chegar tranquilamente até o local. Ou seja, dá pra reunir a família inteira, independente da idade.


Como é sempre válido lembrar, depois de visitar esse lugar incrível não podemos deixar o nosso lixo por lá, não é mesmo? Então não esqueça da sacola de plástico!  


Agora é só aproveitar as boas vibrações do local e curtir muito!

Foto: Mariana Tavares

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais