Petrópolis Convention e Visitors Bureau

PC&VB inicia organização do Petrópolis Gourmet, quinto maior evento gastronômico do país

12/08/2021

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau já iniciou a organização da 22ª edição do Petrópolis Gourmet que acontece de 15 a 17 de outubro e apresentou o projeto à prefeitura, por meio da TurisPetro, nesta quinta-feira (12.08), em reunião com o  titular da pasta, Samir El Ghaoui, encontro realizado no Palácio Sergio Fadel.  Um dos cinco maiores eventos gastronômicos do país, o Petrópolis Gourmet, em novo formato este ano, vai ganhar as ruas para se aproximar ainda mais do público.  A apresentação foi feita pelo presidente do PC&VB, Fabiano Barros. Parceira do evento nesta edição como em todas as anteriores que consolidaram o festival como um dos principais indutores do turismo gastronômico, a prefeitura assinalou com a renovação do apoio para a edição 2021.

“O Petrópolis Gourmet não deixou de ser realizado nem mesmo em 2020, ainda na pandemia. O desafio, na ocasião, foi fazer o festival se intensificar via delivery, mas mantendo a qualidade da alta gastronomia. Este ano, observando regras sanitárias, mas com maior flexibilização, queremos comemorar com um novo formato, mais perto do público”, afirma Fabiano Barros.

O secretário Samir El Ghaoui frisou o papel da prefeitura em fomentar o turismo e ações que contribuem para o destino Petrópolis ser ainda mais procurado. “Um evento gastronômico do porte do Petrópolis Gourmet, que se consolidou nestas duas décadas, movimenta toda a cadeia produtiva do setor desde o prestador de serviço passando pela hospedagem e o restaurante, o objetivo mais direto. A prefeitura dá total apoio a festivais de qualidade que tragam este retorno para o setor, um dos mais importantes para a economia da cidade”, frisa.

Leveza, fluidez, facilidade de acesso, modernidade, informalidade e amplitude são os conceitos do “Gourmet Sem Fronteiras” este ano, possibilitando ao público viajar pelos aromas e sabores da região.  A apresentação do evento foi conduzida pelo diretor de Marketing do PC&VB, Tobias Macron e pelo organizador do festival, Marcelus Fassano.


O presidente do PC&VB ressaltou na reunião a gastronomia como muito importante para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. “É uma indutora para o turismo da cidade e queremos que o festival cresça ao longo dos anos”, considera Fabiano Barros.


ARQLAB da Estácio e PCVB fazem convênio para projeto do evento

O PCVB também aproveitou a data para formalizar a parceria com o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá ((ARQLAB), campus Petrópolis, que está elaborando o projeto de estrutura e de disposição do evento que será realizado em Itaipava, em espaços que estão sendo definidos.

“É uma oportunidade muito grande e que queremos que se estenda a outros projetos conduzidos pelo PC&VB. O objetivo do ARQLAB é estar envolvido com a cidade, com a comunidade, ajudando em projetos como este, ao mesmo tempo em que os trabalhos colaboram para formar o profissional já em conclusão de curso”, afirma o gerente de projetos do ARQULAB, Maurílio Pimenta. A assinatura do convênio foi acompanhada ainda pelas gerentes do ARQUILAB, Tatiana Zenetti e Laura Vidal, além do gerente do PC&VB, Marco Muller.

Para o presidente do PC&VB, Fabiano Barros, ter este envolvimento do Laboratório de Arquitetura da Estácio de Sá dá ao evento qualidade em identidade visual, funcionalidade e aproveitamento de espaço além de ser uma boa interatividade com o meio acadêmico. “Como instituição que tem o objetivo de fomentar o trade turístico, o Convention também quer estar atento e próximo de inovações, facilidades e da expertise que as universidades de Petrópolis vêm formando”, considera.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais