Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Petrópolis Convention acompanha tendências do Turismo no Rio Innovation Week

14/01/2022

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau marcou presença nesta quinta-feira (13.01) no Rio Innovation Week, evento que é considerado o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina e conta com espaço exclusivo voltado para os profissionais de Turismo. A data foi emblemática para o setor com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que lançou a cartilha digital do programa ‘Destinos Turísticos Inteligentes’, projeto piloto realizado hoje em 10 capitais.

“Hoje são várias as ferramentas tecnológicas que o setor não pode mais deixar de usar e mais ainda: precisa estar em constante transformação e oferecer mais facilidades digitais. O turismo, assim como outras áreas, usa a tecnologia a seu favor e nada melhor do que conhecer as experiências mais inovadoras em um evento deste porte”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Realizada até domingo no Jockey Club, a Rio Innovation Week conta com um espaço específico para o turismo. O Turistech Zone, uma tenda temática de dois mil metros quadrados abrange o chamado ecossistema de negócios do setor, voltado para os profissionais da área com palestras e trocas de experiências como a digitalização de negócios de turismo e o turista digital. Temas novos como o nomadismo digital, conceito para o turista que mistura viagens e negócios e mora temporariamente nos destinos. 

O Petrópolis Convention Bureau, representado por diretores, conheceu, além de novidades empresarias no segmento turismo-tecnologia, a cartilha digital DTI Brasil, um material promocional e informativo sobre o projeto-piloto "Modelo de Destinos Turísticos Inteligentes” que está sendo realizado em 10 capitais. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que apresentou o projeto, a inovação é fundamental no mundo de hoje e no turismo não é diferente. “As facilidades para os visitantes são diretamente proporcionais à vontade deles de voltarem ao destino”, afirmou.

O objetivo da cartilha é auxiliar prefeitos, parlamentares e gestores turísticos na tomada de decisões no plano de retomada do turismo. O documento busca, também, fomentar o modelo DTI Brasil em mais cidades brasileiras.  Os destinos turísticos inteligentes são estruturas turísticas diferenciadas que facilitam a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementam a qualidade de sua experiência com o destino, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Durante o Rio Innovation Week, mais de 190 expositores apresentam inovações e soluções para os setores, com direito a mentorias, exposições, workshops e networking. São 40.000m² de evento, com 15 palcos simultâneos, mais de 500 palestrantes convidados, 1000 startups e incubadoras fomentando negócios. A expectativa da organização é de que muitos negócios sejam gerados nos segmentos de agricultura, turismo, inovação aberta, cultura, varejo, profissões do futuro, técnica de vendas, sustentabilidade, ESG, ciência, saúde, smart city, mobilidade, segurança e esporte.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais