Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Petrópolis Gourmet entra no segundo final de semana celebrando história e modernidade

07/11/2022

Festival segue até o dia 13 de novembro com receitas inspiradas

na gastronomia da época do Império

O Petrópolis Gourmet, que segue até o dia 13 de novembro em 31 bares e restaurantes, entra no segundo final de semana celebrando uma das melhores edições dos últimos tempos e que faz um resgate histórico unido à modernidade. O tema “Sabores de João, um passeio pela culinária da monarquia brasileira” desafiou os chefs dos restaurantes participantes a elaborar receitas inspiradas em D. João VI, Rei do Brasil e de Portugal. E a missão foi cumprida com sabor: receitas deliciosas e pratos que viajam no tempo. O Petrópolis Gourmet, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, chegou a sua 22ª edição e foi personificado em D. João VI, amante da boa e simples gastronomia. A programação completa do festival, pratos e chefs podem ser conferidos em www.petropolisgourmet.com.br.

“Está sendo um sucesso e, além do público prestigiar e querer conhecer os cardápios especiais, os chefs, que são a alma do festival, porque estão à frente das cozinhas, estão também curtindo muito a participação desafiadora e que vem repercutindo de forma muito bacana. O festival é consolidado no calendário de eventos de Petrópolis e impulsiona o turismo com cerca de 25 mil pessoas de público diluídas em 16 dias de programação”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

O que não falta é originalidade, criatividade e muito sabor nos pratos de todos os participantes. “É mesmo incrível essa edição pela qualidade que se apresenta”, considera o diretor de gastronomia do PC&VB, Múcio Maffacioli. Ele frisa a sensibilização dos empresários que aderiram ao evento promovendo institucionalmente a cidade. “É mais que um festival que reúne bares e restaurantes. O Petrópolis Gourmet e um evento que evidencia o nome da cidade como referência em gastronomia”, pontua.

O frango, uma das preferências de D. João VI, é o carro-chefe do festival que inclui ainda peixes nacionais, porco, frutas da estação, legumes e uma cachaçinha, produto 100% nacional. O festival faz uma viagem ao passado e traz essas referências também como homenagem ao bicentenário da Independência.

O Locanda Centro apresenta o “O Rei da Colônia”, um duo de coxa e sobrecoxa de frango, batata doce assada com cebola calabresa e, como sobremesa, compota de laranja quincã. Já o Adega Santarém está brindando o público com uma barriga de porco pururucada com mousseline de legumes.

O Boteco Bertone, que participa pela primeira vez, vem com um prato composto por paleta suína prensada, mousseline de batata baroa e farofinha de abacaxi acompanhado do bolinho de frango com quiabo crocante. E até mesmo a cozinha oriental entrou na dança com o Katsura Culinária Japonesa, que lançou uma barriga de porco “cozida lentamente em shoyu em berço esplêndido de Gohan”.

Todos esses menus foram premiados no concurso que elegeu melhores pratos e chefs revelação. E o primeiro lugar, do Ariá Cozinha Artesanal, batizado de “Aclamação no Terreiro do Paço, Folga no galinheiro”, é um arroz de chouriço na carqueja. Já entre as sobremesas, a eleita foi o sorbet de manga, redução de laranja Bahia, laranja cristalizada, cestinha de biscoito com ganache de chocolate, do Sorvete Brasil.

**O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e tem o patrocínio de Águas do Imperador e Toyoserra e o apoio da Cervejaria Odin, Sucrè Escola de Confeitaria, Toyoserra, Distribuidora de Bebidas Serrana, Mega Beef, Marco Aurélio Lopes Sommelier e Prefeitura de Petrópolis. 

SERVIÇO:

XXII PETRÓPOLIS GOURMET – “Sabores de João, um passeio pela culinária da monarquia brasileira”

De 27 de outubro a 13 de novembro

Em 31 bares, restaurantes, confeitarias e cafeterias da cidade

Pratos, preços e horários em www.petropolisgourmet.com.br


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais