Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Petrópolis Gourmet viaja no tempo e traz à atualidade a culinária da monarquia brasileira

20/10/2022


Festival se inspira na preferência de D. João VI pelo frango e a comida simples

Mais de 30 estabelecimentos participam do evento gastronômico de 27 de outubro a 13 de novembro

Uma viagem no tempo, trazendo centenárias referências para celebrar e (mesclar) com a atualidade. O Petrópolis Gourmet deste ano elegeu o tema “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira” para deleitar moradores e turistas no quinto maior festival gastronômico do país que chega a sua 22ª edição.  De 27 de outubro a 13 de novembro bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens terão menus especiais inspirados nas preferências de D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, um amante da boa e simples culinária e que se misturam aos pratos que apreciamos no dia a dia sempre com um toque de ineditismo e ousadia. O festival é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau que, este ano, convidou o chef Marco Lima, reconhecido internacionalmente, como curador do evento gastronômico.  O evento tem o apoio da Águas do Imperador, Cervejaria Odin, Sucrè Patisserrie, Distribuidora de Bebidas Serrana, Mega Beef e Prefeitura de Petrópolis.

O frango, uma das preferências de D. João VI, é o carro-chefe do festival que inclui ainda peixes nacionais, porco, frutas da estação, legumes e uma cachaçinha, produto 100% nacional. “A gente faz uma viagem ao passado e traz essas referências também como homenagem ao bicentenário da Independência. A gastronomia é uma deliciosa ferramenta para perpetuar a história e o tema enaltece Petrópolis pelo seu papel na trajetória do país”, explica o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

São 32 estabelecimentos que participam do festival e o chef Marco Lima vem acompanhando de perto todos os passos até a abertura do evento, dia 27. “Uma honra ser o curador e estou curtindo todo o processo, desde a concepção do conceito até a elaboração dos pratos, a organização do festival e os concursos que este ano premiam as melhores obras de arte que saem das mãos talentosas dos chefs da cidade”, conta Marco Lima, petropolitano, eleito melhor chef no segmento de iates nos anos de 2018 e 2019 pela Acrew Awards.

O festival, este ano, também privilegia o talento dos chefs e o menu será completo nos restaurantes: entrada, prato principal e sobremesa. Haverá um concurso de melhor menu e o prêmio é um investimento no potencial desses artistas: os dois primeiros lugares ganharão uma oficina do Le Cordon Bleu, que será realizada na Casa Marambaia. Já as delicatessens, cafeterias e sorveterias poderão participar de um concurso que vai escolher a melhor sobremesa cujo prêmio é uma oficina na Sucrè Patisserrie, escola de confeitaria localizada em Petrópolis, que tem à frente o chef Riciê Pereira, também natural da cidade e que é formado na França e reconhecido em sua especialidade.

D. João VI e sua predileção por frango inspira o festival

Historiadores assinalam o apetite de D. João e sua predileção pelo frango, iguaria feita sempre de forma simples para servir ao rei. A preferência, no entanto, teria começado antes, com D. João IV e depois ainda mantida por D. Pedro II que tinha o hábito de saborear uma boa canja de galinha. 

Para Wallace Braz, do Katsura, o tema e a especialidade do restaurante fizeram uma boa união mesmo em se tratando da gastronomia oriental. “A culinária tradicional japonesa valoriza o ingrediente regional e privilegia aquele que é o mais fresco possível entre vegetais, legumes e pescados. Como D. João tinha um gosto muito simples com preferência por frango, legumes e frutas da estação, usamos a técnica japonesa do modo de preparo e fizemos uma fusão com a regionalidade”, explica.

O menu especial do Katsura abre com um tartar de atum com abacate, com cobertura de gema de ovo caipira e ovas de peixe “Todos produtos nacionais, valorizando nossa produção”, enfatiza Wallace. O público vai se deliciar ainda com buta no kakuni (panceta de porco) cozida lentamente por três a quatro horas acompanhada de sunomono (salada de pepino) e (gohan) arroz japonês. De sobremesa, o tradicional karumaki (rolinho primavera) com um sabor local: recheio de doce de leite com um toque de café e queijo minas padrão.

Há estabelecimentos como o 2 Vales Restaurante que participa do Petrópolis Gourmet desde a sua primeira edição. “O festival é sempre um motivador tanto para os negócios da cidade quanto do setor e de suma importância para o turismo da cidade, pois além de atrair novos turistas todos os anos, também fideliza outra grande parte que já tem em seu calendário a visita a Petrópolis para poder se deliciar com o tema do ano”, considera Wellington Oliveira, à frente do estabelecimento.

O prato principal do 2 Vales é uma trança de lombo suíno recheada de bacon acompanhada de salada de grão de bico. “É sempre um prazer e um desafio para nossa equipe da cozinha que sempre, ao se inteirar do tema do ano, pesquisa e faz vários testes para chegar ao prato ideal a ser servido”, destaca Wellington Oliveira.

“Os chefs vão levar o público à loucura com tanta criatividade. O festival está incrível e delicioso”, assegura Marco Lima. Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau esta edição vai ficar na memória. “É uma das melhores já realizadas com um empenho inigualável dos participantes. Todos os estabelecimentos elevam o nome da cidade como um dos mais concorridos destinos gastronômicos do país”, afirma Fabiano Barros. 


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais