Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Petrópolis lança mapa do Circuito das Cerejeiras

17/07/2018


Neste período da florada, Petrópolis está lançando o mapa do Circuito das Cerejeiras. As sakuras, como são chamadas pelos orientais, são símbolos da cultura japonesa e enfeitam diversos pontos em todo o município. Na última sexta-feira (13.07), elas também ganharam um reforço com o início do plantio de 110 mudas doadas pela “Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, comemorados este ano. A cerimônia, que contou com a presença do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, e integrantes da comunidade japonesa, além da prefeitura, foi realizada no Parque Municipal, em Itaipava, que recebeu 100 das 110 mudas. As outras 10 irão para o Centro Histórico.

A escolha do município para receber as árvores não foi por acaso. Petrópolis é a cidade que tem a relação mais antiga com o país, já que em 1897 foi instalada aqui a primeira delegação do Japão (representação diplomática), comprovando que os dois países mantiveram contato onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. É uma grande honra para Petrópolis receber essa doação. A cidade tem em suas raízes também a mão de obra japonesa e a relação desse povo com o país começou aqui. É uma relação muito importante. E Petrópolis vai retribuir essa doação com uma Bunka-Sai, nossa festa japonesa, ainda mais bonita este ano.

No Parque Municipal também foi descerrada a placa que marca o plantio comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 1908, os primeiros 781 imigrantes desembarcaram em Santos, em São Paulo, e até hoje vêm ajudando no desenvolvimento do país. “É um prazer estar aqui plantando as cerejeiras, árvore símbolo do Japão. A cidade de Petrópolis, além da importância histórica para os brasileiros, possui uma forte ligação com o Japão”, disse o cônsul.

As cerejeiras começaram a surgir em Petrópolis em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, também plantaram 300 mudas de “sakura”, nome japonês da árvore, em Petrópolis. Na ocasião, além do lago, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

“Esperamos que daqui uns anos, essas mudas, junto com as outras que foram plantadas anos atrás, virem um costume para os moradores, como é no Japão com a tradição do Hanami, quando as famílias sentam embaixo das árvores, levam comida, e ficam apreciando as belezas das cerejeiras”, explica Minôru Matsuura, presidente da Comissão dos 110 anos do Japão no Brasil.

O mês de julho é o período de florada das cerejeiras, que dura, no máximo, rápidos 15 dias. Entre os pontos conhecidos pelas belezas das sakuras estão o Lago Quitandinha, Museu Imperial, entorno do Palácio de Cristal, vias do Centro Histórico como as avenidas Ipiranga e Tiradentes, entre outros.

Confira o mapa do Circuito das Cerejeiras de Petrópolis:

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais