Petrópolis Convention e Visitors Bureau

PREFEITURA GARANTE AO PC&VB: “VERBA PARA PRAÇA DE ITAIPAVA NÃO SERÁ PERDIDA”

19/02/2019


Preocupado com os prazos a serem cumpridos pelo município para tirar do papel o projeto Praça de Itaipava, o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui, convocou uma reunião com representantes do executivo. O objetivo é garantir que a verba de R$ 556.190,48, destinada pelo deputado Hugo Leal para a construção da primeira praça pública do distrito de Itaipava não seja perdida, já que a Prefeitura teria até o dia 8 de março para apresentar toda documentação necessária. O coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, garantiu que a verba não será perdida e que já solicitou a prorrogação do prazo para outubro.

“Desde 2017 estamos na expectativa da concretização desse projeto, que desde aquele ano já tinha verba para ser realizado, mas infelizmente se perdeu na lista de prioridades do município. Agora recebemos a notícia de que a verba não será perdida novamente com alegria e esperança, já que a Praça de Itaipava é um investimento para o município e atende a expectativa de todo o trade, que vem trabalhando incansavelmente para a concretização desse projeto junto aos empresários do Convention, que atendendo a uma solicitação da Prefeitura arcou com os custos para a entrega do projeto básico”, disse Samir.

A Praça de Itaipava será construída no Parque Municipal de Petrópolis Prefeito Paulo Rattes e vai garantir a integração e valorização dos produtores locais de cerveja, gastronomia, artesanato, além dos artistas locais.

O projeto busca associar um ambiente de lazer com um boulevard de área verde, criando uma nova opção de receptivo turístico. O ambiente contará com uma praça central livre, com pisos intertravados, bancos, chafarizes e áreas de convivência. Nas laterais, serão erguidas estruturas metálicas fixas em módulos, com telhados verdes sustentáveis e vidros, para abrigarem: um espaço de exposições e venda de produtos locais, lounge, um resto/bar, cozinha gourmet para realização de cursos e atividades gastronômicas, banheiros adaptados e uma área de apoio. Ao fundo, a praça se completa com um palco fixo multiuso.

O coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, reafirmou o compromisso do prefeito Bernardo Rossi em tirar o projeto do papel: “Posso garantir que a Praça de Itaipava será construída. Estamos montando um cronograma de evolução do projeto e a expectativa é a de que tudo esteja resolvido ainda antes do prazo”, garantiu.

O diretor de Convênios da Prefeitura, Felipe Rocha, explicou que algumas etapas precisam ser cumpridas para iniciar o processo licitatório, como o termo de referência, referendado pela Caixa Econômica Federal e o projeto executivo, que de acordo com o cronograma do município deverá estar pronto até abril.

Também participaram da reunião o representante do deputado Hugo Leal, Roberto Macedo, o arquiteto idealizador do projeto, Andres Cebrián, e o empresário Flávio Câmara, que estava na reunião representando os empresários do PC&VB e o trade do turismo.



Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais