Petrópolis Convention e Visitors Bureau

PRESIDENTE DO PC&VB LEVA AO COMTUR PEDIDO DE AJUSTE NA DATA DA BAUERNFEST

11/02/2019

Data divulgada pela Prefeitura conflita com o feriado de Corpus Christi

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), Samir El Ghaoui, levou à primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na última segunda-feira (14/1) uma solicitação do trade de ajuste na data da Bauernfest 2019, já anunciada pela Prefeitura para acontecer entre os dias 14 e 30 de junho. De acordo com Samir, além do município quebrar a tradição da festa alemã iniciar sempre no último final de semana de junho, a programação da Bauernfest também conflitará com o feriado de Corpus Christi (20/6), período em que a cidade naturalmente fica cheia para o feriado religioso prolongado. O trânsito, número de leitos e estrutura para atender a tantos visitantes estão entre as principais preocupações. A sugestão é de que a festa possa acontecer entre os dias 28 de junho e 14 de julho.

“Precisamos pensar o Turismo de forma estratégica e por isso estamos trazendo ao Comtur este pleito. A Bauernfest é uma festa tradicional, importante e não pode conflitar com um feriado religioso, como o de Corpus Christi, quando as principais ruas da nossa cidade ficam interditadas para as procissões e confecção dos mais belos tapetes, que também são atrativos turísticos nesta época do ano. Além disso, os meios de hospedagem, os pontos turísticos e toda a infraestrutura da cidade ficará sobrecarregada deixando uma péssima imagem para quem escolher Petrópolis como destino nesta época. Essa data precisa ser ajustada o mais rápido possível”, destacou Samir, lembrando ainda que os petropolitanos também sofrerão muito com esses transtornos, caso a Prefeitura mantenha a data.

Ainda de acordo com o presidente do PC&VB, a data sugerida para que a Bauernfest aconteça neste ano, de 28 de junho a 14 de julho, pega tradicionalmente o último final de semana de junho e também mantém a inclusão de mais um final de semana para a festa, atendendo a uma antiga reivindicação do trade.

A iniciativa recebeu o apoio de diversas instituições, como da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis: “Nós apoiamos 100% a alteração nesta data por diversos motivos, entre eles a dificuldade de locomoção dos visitantes, as filas que vão se formar nos principais pontos turísticos, além do fato de que não é interessante misturar um evento cervejeiro com um