Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Qualifica Turismo forma mais uma turma sobre tendências do setor e potencial de Petrópolis

23/06/2022

Com apoio do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a TurisPetro, secretaria municipal de Turismo, concluiu o Qualifica Turismo, ação do Programa de Sensibilização Turística formando nesta segunda-feira 21 participantes de hotéis, pousadas, restaurantes e prestadores de serviços. Essa é a quarta edição do curso que, neste ciclo, promoveu três encontros, tendo também o apoio da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis.

Evolução do setor, apresentação das novas tendências de turismo em Petrópolis e da ampla cadeia produtiva do turismo, além dos benefícios para a cidade e para geração de empregos e renda foram os pontos abordados durante os encontros. O treinamento teve objetivo de sensibilizar os colaboradores e a população de Petrópolis em relação à importância do turismo como atividade socioeconômica, gerando valorização da cidade e preservação do patrimônio artístico, cultural e ambiental, além de melhorar a qualidade de atendimento ao turista.

“Preparar os colaboradores do trade turístico é essencial para bem receber o visitante. A experiência do turista vai além de encontrar ambientes bonitos, limpos e adequados. Um bom acolhimento passa pelo atendimento humano que deve ser preciso, entusiasmado e interagir com o público naquilo que ele deseja para ter uma vivência como idealizou ao planejar sua viagem”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Participante do encontro, Cícero Lemonte, do Sesc Nogueira, ressaltou a importância  do curso  para ampliar seus horizontes. “Eu não tinha conhecimento sobre as muitas vertentes do setor em Petrópolis, ficando mais restrito ao turismo histórico”. O curso proporcionou aos participantes conhecer outros potenciais do segmento na cidade e conhecer melhor como o atendimento nos estabelecimentos pode ampliar a boa experiência do turista na cidade.

Para Dalva Oliveira, uma das facilitadoras do curso, foi uma satisfação ter uma turma super presente e receptiva. Ela espera dar continuidade a esse diálogo seja pelo Disque Turismo ou pelo site da Turispetro com o objetivo de cada vez mais divulgar nossa cidade.

Neste último dia do Qualifica Turismo, o programa teve a presença de empresários do trade falando da experiência dos estabelecimentos não apenas em sua atuação comercial, mas do turismo como ferramenta do desenvolvimento econômico e social de Petrópolis.  Marcaram presença o proprietário do Soberano Itaipava, Sérgio Saracene; da Cervejaria Odin, Felipe Rabah e da La Grande Vallée, José Augusto Wanderley.

 “Os negócios, de diferentes vertentes, são parte importante da engrenagem que é o Turismo e agradecemos esta atenção, esse empenho dos empresários em compartilhar conhecimento e agregar em valores para a formação dos colaboradores e crescimento do setor”, destacou Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention.

"É uma alegria retomar este programa, criado em 2015. Desta forma disseminamos informações relevantes sobre o destino turístico de Petrópolis, seus atrativos,  circuitos e serviços e passamos a contar com a parceria dos profissionais da hotelaria no atendimento qualificado aos turistas e na hospitalidade,  visando gerar experiências significativas e maior permanência na cidade”, destacou Evany Noel, diretora de Turismo e Eventos da Secretaria de Turismo - TurisPetro.

Os participantes que cumpriram a carga horária do curso foram contemplados com um sorteio valendo uma hospedagem em Petrópolis ou Búzios pela Rede de Hotéis Kastel e com voucher para um rodízio na Petiscaria Imperial.


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais