Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Raul de Leoni - Um Poeta Parnasiano

19/10/2017

No dia 20 de outubro é comemorado o dia do Poeta e como não se lembrar de Raul de Leoni, o grande poeta que escolheu Petrópolis para se tratar da tuberculose, doença que o vitimou e que o havia impedido de assumir o cargo de deputado.

Considerado por alguns críticos como um poeta parnasiano e por outros como um simbolista, Raul de Leoni nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1895. Em 1914, ainda estudante universitário, começou a trabalhar como colaborador para diversos órgãos de imprensa do Rio de Janeiro, como a revista Fon-Fon, Para Todos, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, O Jornal e O Dia.

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1916, teve uma breve passagem pela carreira diplomática em 1917/18 (desligou-se depois de servir por breves períodos em Cuba, no Uruguai e no Vaticano) e publicou seu primeiro livro, “Ode a um poeta morto”, em 1919. O segundo, “Luz Mediterrânea”, veio em 1922. Teve uma antologia de seus poemas publicada em 1961, sob o nome “Trechos Escolhidos”.

Faleceu aos 31 anos, no distrito de Itaipava, onde se tratava de tuberculose, doença que o vitimou e que o havia impedido de assumir o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para o qual havia sido eleito em 1919, pouco depois de publicar seu primeiro livro. O poeta é uma das personalidades que está sepultada em Petrópolis.

De todos os poetas brasileiros, de qualquer escola onde existissem regras poéticas, incluindo os independentes, o único que não sofreu sequer um sopro de menosprezo do assíduo fôlego da "corrente modernista brasileira" foi Raul de Leoni.

Seus sonetos, de métricas perfeitas, repletos de metáforas e de concepções filosóficas extraordinárias, corriam nos cadernos de poesia dos moços e moças da época, que compreendiam aqueles versos de palavras doces, que continham, ao mesmo tempo, tanta simplicidade e tanto esclarecimento.

Em homenagem ao poeta e escritor, nomeou-se o Centro de Cultura Raul de Leoni, Espaço cultural que abriga galerias de arte, teatro, cinema e a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, considerada a 3ª mais importante do estado do Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro
Tel.: (24) 2233-1200
Biblioteca: segunda a sexta, 8h às 18h30 | Sábado, 8h às 12h
Exposições: terça a sábado, 10h às 18h; domingo: 10h às 17h
ENTRADA FRANCA

Fonte: Globo e Wikipédia

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais