Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Representante do PC&VB, Luciana Viveiros, assume a presidência do Comtur

11/12/2019

A consultora em Turismo Luciana Viveiros foi eleita nesta semana presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Ela concorreu ao cargo representando o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e foi escolhida com nove dos 13 votos. A eleição vale para o biênio 2020/2021, quando a presidência ficará com representação da sociedade civil. 

Ao ver o resultado da eleição, Luciana Viveiros agradeceu a confiança do grupo e afirmou que vai trabalhar para, primeiramente, fortalecer o conselho, trabalhando junto com os conselheiros. “Vamos rever nosso regimento interno e reativar os grupos de trabalho. Também vamos trabalhar na realização de mais um Fórum do Conselho Municipal”, disse, lembrando, ainda, do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). “Agora, com o Fumtur, vamos priorizar os projetos para que possamos executá-los sem grande dependência do Poder Executivo Municipal. O dinheiro do Fumtur não é a salvação da pátria, mas nos ajudará muito nos projetos propostos pelo conselho”, frisou. 

Presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui lembrou que a eleição da representante da entidade aumenta a responsabilidade diante dos representantes do segmento de Turismo. “Assumir a presidência do Comtur nos permitirá uma fiscalização ainda mais efetiva em relação aos recursos do Fundo de Turismo. Estamos falando de um dos segmentos econômicos mais importantes da cidade e que tem, ainda, um enorme potencial de crescimento”, destacou.   

 O Comtur é uma instancia de governança de planejamento participativo e deliberativo nas ações de gestão local. Tem por objetivo incentivar e promover o turismo local. Segundo a cartilha do Ministério do Turismo para criação dos Conselhos Municipais, "o Conselho Municipal de Turismo é o primeiro passo para pensar e debater políticas públicas para o desenvolvimento integrado de ações que irão consolidar a atividade turística no âmbito econômico, cultural, social e ambiental. Tento em vista que trata-se de um canal efetivo de participação de todos os entes envolvidos no setor". 

Luciana Viveiros começou a atuar no setor de Turismo em Petrópolis em 2000, com a Pousada Morada Das Flores, que administrou durante 18 anos. Neste período, participou do Comtur primeiramente como ouvinte e, depois, como conselheira pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH). De janeiro a agosto de 2018 foi vice-presidente, também representando a associação. 

A nova presidente do Comtur é formada em Psicologia, com pós-graduação em Administração Hospitalar. Cursa MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo e Hotelaria. Recentemente participou do Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais