Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Turismo religioso em Petrópolis

18/03/2016

Mais que motivo para comer chocolate sem culpa, a semana santa é um momento de reflexão. Para os cristãos, tempo de oração e de relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Para os que não perdem a oportunidade de colocar o pé na estrada, o feriado prolongado é uma boa chance de conhecer alguns lugares aqui da cidade. Pensando nisso, preparamos um roteiro especial para a temporada. Vamos conferir?


A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade. As pontiagudas torres laterais e as janelas ogivais são típicas do gótico francês e alemão. No interior, belos vitrais retratam imagens de santos, de Cristo e da Sagrada Família. A Via Crucis, de gesso patinado, é francesa, bem como a imagem de São Pedro de Alcântara, esculpida em mármore de Carrara. Mas a maior atração do santuário é o Mausoléu Imperial: sobre as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu e Princesa Isabel, esculturas em tamanho natural os representam. Repare que, por uma ilusão de óptica, o peito do imperador parece se mover, como se ele ainda respirasse.


No dia 27 (domingo) terá Missa de Páscoa com o Coral e Orquestra da UCP, às 11h30, na Catedral São Pedro de Alcântara


Endereço: R. São Pedro Alcântara, 60 - Centro.


O Trono de Fátima foi construído em 1947, como local de oração, através de donativos, festas religiosas e promoções num trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis. A cúpula protetora apoia-se em 7 colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, mede 3,50m, chegou e ao Brasil em 1951 , sendo solenemente entronizada no mês de maio daquele mesmo ano. Na parte inferior do trono há uma capela e sala de ex-votos, onde missas são rezadas todo o dia 13 de cada mês. Do local também é possível ver a bela vista panorâmica da Cidade Imperial. Uma curiosidade é que o monumento foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, o mesmo que construiu o Cristo Redentor, no Rio Janeiro.


Endereço: Rua Padre Moreira - Valparaíso


A Capela Nossa Senhora do Sion fica localizada no prédio da UCP – Universidade Católica de Petrópolis -, e foi construída entre 1914 e 1922. Inspirada na Capela da Congregação de Nossa Senhora de Sion de Paris, França, é assinada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, responsável pela construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em estilo renascentista, possui uma nave central e duas colaterais com um coro em semicírculo. As abóbadas e os grandes arcos constituem as partes mais interessantes da obra.


Endereço Rua Benjamin Constant, 213 – Centro


Além desses locais, existem mais de cem igrejas e capelas espalhadas pela cidade, todas intrinsecamente ligadas com a história da cidade e mais: são aulas à parte de arte e arquitetura. A maioria tem bom acesso, está aberta à visitação e devidamente catalogada.


Algumas programações também estarão acontecendo na cidade devido a temporada. Como por exemplo, no dia 27 (domingo), às 10h, terá Missa de Páscoa com o Coral dos Canarinhos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A entrada é franca.


Endereço: Rua Montecaseros, 95, Centro l (24)2242-9015


Já no dia 03 (domingo), às 16h, terá show da Banda Rosa de Saron e Coral Dó Ré Mi no Parque Municipal de Petrópolis. Os ingressos custam R$15.


Endereço: E. União e Indústria, 10.000, Itaipava l (24) 2222-1299

Foto: Renan Piva Fotografia

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais