Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Turismo se prepara para Encontro Regional de Desenvolvimento Econômico dia 18, no Palácio Quitandinha

11/02/2022

Um dos principais temas do Encontro Regional para o Desenvolvimento Econômico que será realizado pelo governo do Estado em Petrópolis, o setor de turismo já vem se mobilizando para a participação no evento marcado para o dia 18, no Palácio Quitandinha, das 9h às 18h. A iniciativa é uma realização do governo do Estado como uma das ações de uma agenda estratégica que envolve todas as cidades fluminenses. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau participou nesta quarta-feira (09.02) de uma reunião preparatória realizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e mobiliza empresas do trade para a participação no evento.

No encontro, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, estão previstas as participações de lideranças públicas e privadas para debates sobre vocações, oportunidades, investimentos e desafios, além de serem estabelecidas agendas para o desenvolvimento. O evento que será realizado durante todo o dia prevê ainda rodada de negócios com presença de empresas âncoras, debates e oficinas. As principais demandas e gargalos identificados pelos empresários participantes vão compor um documento com propostas para soluções. O Governo do Estado também vai apresentar investimentos previstos para Petrópolis em todos os setores, incluindo o Turismo.

“O turismo movimenta anualmente R$ 760 milhões, cerca de 6% do PIB da cidade, um dos pilares da economia de Petrópolis. O tema ser levado ao encontro regional com destaque vem ao encontro do anseio do trade turístico que quer projetos estruturais que garantam crescimento com qualidade em recepcionar os visitantes”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.  O segmento, em 2021, gerou 513 novos postos de trabalho, de acordo com dados  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), depois de forte retração no auge da pandemia.  O setor, no entanto, mostrou que associativismo e organização foram essenciais para que se mantivesse em funcionamento com novas regras e limitações. O resultado foi a cidade ser reconhecida como um dos 22 destinos sanitariamente seguros pelo Ministério do Turismo.

A reunião de apresentação do evento, que é realizado com apoio da prefeitura, foi conduzida pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares e, de Turismo, Silvia Guedon. Além do PCVB participaram parceiros que estarão atuando no encontro regional.

“Temos dois objetivos em participar do evento estimulando que o trade demonstre representatividade. De imediato é aproveitar a sinergia, networking e estabelecer negócios e, também, pontuar os anseios do setor para a agenda estratégica governamental de desenvolvimento econômico para a cidade”, completa Fabiano Barros. 


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais