Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Venha conhecer um pouco sobre os Museus

17/05/2019


No ano de 1977 o Conselho Internacional de Museus (ICOM) teve a iniciativa de criar o Dia Internacional dos Museus, com o objetivo de incentivar cada vez mais a população a criar o hábito de visitá-los e apreciá-los, independente de ser de arte moderna, clássica, contemporânea, ou outra. Além disso, é uma forma significativa para o intercâmbio cultural e para enriquecer as culturas.

Cada museu tem seu papel, mas ambos tentam buscar formas diferentes de inovar quanto os problemas atuais que acontecem ao redor. Com isso se tornam capazes de estabelecer um diálogo entre as culturas, construindo pontes para um mundo pacífico e definindo um futuro sustentável.

À medida que o tempo vai passando e que eles vão aprendendo mais como ampliar seu papel, surgem novas formas de honrar as coleções, histórias, legados e tradições para as próximas gerações que estão por vir. Isso tudo faz com que os profissionais repensem a maneira como valorizam os museus e questionem os limites da natureza do seu trabalho.

Para entrarmos no clima, que tal aproveitar a data para conhecer os museus que temos na Cidade Imperial? Abaixo uma listinha pra ajudar você:


Museu Imperial

Aqui você encontra os principais acervos relacionados ao Império Brasileiro, mais especificamente do chamado Segundo Reinado, que foi governado por Dom Pedro II.

📍 Rua da Imperatriz, 220 - Centro, Petrópolis - RJ
⌚ Aberto para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30).
📞 Agendar visitação e mais informações: (24) 2245-5550


Museu de Cera

Envolvendo todas as idades, o Museu de Cera conta com personagens de todo o mundo, como o Santos Dumont, Dom Pedro II, Princesa Isabel, além dos personagens de cinema, como Superman, Jack Sparrow, Mr. Bean, entre outros personagens e até mesmo celebridades. É uma ótima atividade em família.

📍 Rua Barão do Amazonas, 35 - Centro, Petrópolis
⌚ Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, sendo aos sábados estendido até às 18h.
📞 Mais informação: (24) 2249-1595


Casa Santos Dumont

Um espaço com acessibilidade e maquetes para atender às necessidades de pessoas com deficiência ou restrição à mobilidade, e que conta com um acervo de objetos do inventor Alberto Santos Dumont. Chame a família e venha conferir de perto.

📍 Rua do Encanto, 22 - Centro, Petrópolis - RJ
⌚ Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h30.
📞 Mais informação: (24) 2247-5222


Museu da Força Expedicionária Brasileira

Aos fãs da história das guerras, o Museu da Força Expedicionária Brasileira é perfeito. Ele conta com um acervo dos “pracinhas” petropolitanos que lutaram na Itália durante a 2a Guerra Mundial. Venha conhecer um pouco a história.

📍 Av. Köeller, 233 - Centro, Petrópolis - RJ
⌚ Aberto de quarta a sábado, das 13h30 às 17h
📞 Mais informação: (24) 99996-2706
🎫 Entrada franca.


Museu Casa do Colono

A tradição germânica pode ser revivida sem ter de esperar a Bauernfest no Museu Casa do Colono. Lá você irá encontrar a história da colonização petropolitana e reencontrar os hábitos e costumes dos nossos colonos alemães. Venha reviver essa história também!

📍 Rua Cristóvão Colombo, 1034 - Castelânea, Petrópolis - RJ
⌚ Aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h.
📞 Mais informação: (24) 2247-3715
🎫 Visitação gratuita.


Museu de Porcelana

O Museu de Porcelana é o primeiro das américas dedicado a animais de porcelana. Reunindo um acervo com cerca de 1300 animais feitos em porcelana e pintados à mão, é um ótimo passeio em família.

📍 Rua Barão do Amazonas, 88 – Centro (próximo ao Relógio das Flores)
⌚ Terça a sexta das 10h às 17h | Sábado das 10h às 18h | Domingo das 10h às 17h
📞 Mais informação: (24) 2235-5813


Museu de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Aqui você encontra trabalhos criados reaproveitando materiais como garrafas pet, tecidos, madeira, entre outros. Um espaço com exposições e vendas de artesãos fluminenses. Venha conferir!

📍 Rua Coronel Veiga, 1734, Ponte Fones - Petrópolis-RJ
⌚ Aberto aos sábados e domingos, das 11h às 17h.
📞 Mais informação: (24) 3111-4944


Você também pode ligar para o Disque Turismo para tirar suas dúvidas e ter mais informações sobre a Cidade Imperial.
📞 0800-0241516

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais