Petrópolis Convention e Visitors Bureau

VII Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

01/07/2016

O frio já chegou de jeito e junto com ele todas as belezas e delícias que o inverno traz para a gente. E claro que uma das coisas mais gostosas da temporada é a gastronomia. Aconchegante, quentinha e cheia de sabor ela vira o programa perfeito das noites frias petropolitanas. E olha, nós somos suspeitos para falar, mas os restaurantes, bares e bistrôs daqui deixam qualquer um com água na boca e louco para repetir a dose. É uma culinária maravilhosa, feita com muito amor e aquele temperinho na dose certa, o que faz com que a cidade seja conhecida no mundo todo!


Para entrar no clima, separamos uma ótima notícia para vocês, o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes está de volta, dessa vez na sua 7ª edição. O evento, que é organizado por nós, começa hoje e vai rolar até o dia 31 de julho, e este ano conta com a participação de 40 restaurantes, bares e bistrôs.


Cada participante oferece uma ou mais categorias, prometendo um sabor único a cada prato, que podem ser combinados com excelentes vinhos em alguns locais. O fondue é uma receita de origem Suíça, que pode ser encontrada nos sabores queijo, carne e chocolate. Feito em uma pequena panela sobre um fogareiro, os fondues salgados são acompanhados de molhos, torradas, batatas e outros, enquanto os doces são acompanhados de pedaços de frutas ou biscoitos. A raclete, do francês racler (raspar, em português), é um prato típico suíço, feito com queijo, que consiste em raspar pedaços desse queijo derretido e acomodá-los em cima de batatas assadas ou cozidas, entre outros alimentos. Já o caldo, é o líquido obtido logo depois de cozinhar hortaliças e/ou ossos (boi, ave etc), reduzido, coado com ou sem sal. Podem ser claros, escuros ou fumet (caldo de peixe). Por último, mas não menos importante, trazemos os cremes, que são os mais espessos dos tipos de sopa. Normalmente, levam leite, creme de leite ou queijo, o que deixa a preparação mais grossa e, claro, super cremosa. Huumm… Mas não para por aí, esse ano alguns estabelecimentos criaram pratos exclusivos para o Festival!


O festival tem como participantes os estabelecimentos: 2 Vales Restaurante, Albergo Del Leone, Armazém 646, Bar Bohemia, Barão Gastronomia Bistrô, Bistrot da Serra, Bomtempo Serra Resort, Bordeaux Itaipava, Bordeaux Ipiranga, Buda Beer, Casa D’Angelo, Chateau Gourmet, Chateaux des Montagnes, Churrascaria Mayorca, Clube do Filet Restaurante, Deck Itaipava, DelBeef Restaurante, Di Farina Pizzerie, Don Bistrô, Duetto´s Café e Bistrô, Farfarello Restaurante, Faustino Bar & Restaurante, Grande Hotel Petrópolis, Kioto Sushi Bar, Luka’s Itaipava, Luka’s Petrópolis, Maffagio Restaurante, Oliveiras da Serra Restaurante, Parador Santarém, Pedra Bonita Hotel, Petiscaria Imperial, Pousada La Belle Bruna, Pousada Tankamana, Pousada e Rest. Rancho da Ferradura, Quinta da Paz Resort, Rest. Imperatriz Leolpoldina - Solar do Império, Restaurante Olivinho, Sabor de Minas, Sakura Sushi e Solar Fazenda do Cedro Hotel e Restaurante.


Para saber maiores informações dos restaurantes, acesse: http://www.pcvb.com.br/upload/pdf/divulgacao3.pdf


Já separa o seu casaco mais quentinho e venha se deliciar!


Você pode acompanhar de pertinho tudo o que vai estar rolando durante o Festival aqui: http://bit.ly/296KM68  


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais